Anatel lança plataforma de busca por ofertas em telecom

Plataforma Anatel Busca Ofertas reúne preços e condições de assinatura dos serviços de telecomunicações

Anatel Busca Ofertas

Nesta segunda-feira, 3, a Agência Nacional de Telecomunicações lançou o Anatel Busca Ofertas, uma plataforma que disponibiliza ofertas de serviços de telecomunicações em qualquer dispositivo, cujo propósito é receber e apresentar as ofertas disponíveis de forma centralizada aos consumidores.

A ferramenta foi criada para clientes de telecomunicações, prestadoras, pesquisadores, outros órgãos e para a própria Agência.

O acesso se dá via navegadores web. A nova plataforma atende ao atual Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), bem como considerará possíveis alterações resultantes da implementação do novo RGC.

De acordo com o regulamento, aprovado pela Resolução nº 632/2014, todas as empresas do setor devem disponibilizar informações suficientes sobre suas ofertas para que qualquer interessado na atividade de comparação possa fazê-la.

O art. 48 dispõe que as prestadoras de serviços devem disponibilizar gratuitamente, de forma padronizada e de fácil acesso, aos interessados na atividade de comparação as informações relativas às suas ofertas de serviços de telecomunicações.

Para atingir as premissas de facilidade de acesso e padronização propostas pelo regulamento, a Agência determinou que as operadoras de telecomunicações disponibilizassem tais dados de forma padronizada, por meio de arquivos estruturados.

A Anatel elaborou também o manual para orientar as prestadoras na elaboração do arquivo estruturado em formato específico para cadastramento em massa de informações acerca das ofertas.

O que a plataforma faz:

• Lista, detalha e compara ofertas por município e serviço de telecomunicações

• Filtra ofertas por nome, empresa, preço, atributos, fidelização, etc

• Recebe dados de ofertas por cadastramento manual ou em lote

• Verifica a qualidade de dados e disponibiliza reporte de erros às prestadoras

• Direciona o consumidor para o endereço eletrônico da oferta na prestadora

O que a plataforma não faz:

· Não coleta dados pessoais

· Não recebe reclamações sobre ofertas

· Não realiza negociação ou contratação.

Ao utilizar o sistema, o usuário deverá selecionar o tipo de serviço desejado (telefonia móvel, banda larga, tv por assinatura, telefonia fixa ou combos) e preencher o campo do município de interesse. O consumidor poderá aplicar filtro para detalhar a pesquisa, comparar as ofertas e escolher a mais vantajosa. (Com assessoria de imprensa)

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Da Redação

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