Anatel conclui primeira edição do Programa de Intercâmbio Acadêmico
Na última semana, aconteceu o encontro presencial dos intercambistas selecionados para o 1º Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed). Coordenada pelo Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), o projeto selecionou 20 estudantes de graduação e pós-graduação para um período de imersão na sede da Agência, em Brasília, de 22 a 26 de julho.
Para a primeira edição, os intercambistas foram escolhidos de diversas regiões do Brasil, incluindo cidades como João Pessoa (PB), Betim (MG), São Paulo (SP), Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória da Conquista (BA), Mafra (SC) e Gravatá (PE). Eles representam uma variedade de áreas de estudo, abrangendo Administração, Direito, Sistemas de Informação, Economia, Engenharia e Ciência Política.
Durante o programa, os intercambistas tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas relacionados ao ecossistema digital e às inovações tecnológicas, além de participar de atividades práticas e teóricas na sede da Anatel, reunindo-se com servidores de diversas áreas da Agência.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou que o programa é uma “iniciativa que propicia à agência compartilhar com a sociedade o conhecimento de nosso competente corpo técnico e, ao mesmo tempo, oxigenar nossas perspectivas sobre um tema tão atual e relevante, como é o estudo da economia digital. A experiência ainda permite reforçar a relevância da atividade regulatória em temas estratégicos e disseminar tal conhecimento em ambientes acadêmicos”, disse.
Além disso, o presidente do Ceadi, conselheiro Alexandre Freire, ressaltou a diversidade de origem e de formação dos intercambistas. “Este intercâmbio não só enriquece o conhecimento técnico e regulatório dos intercambistas, mas também promove a troca de perspectivas diversas, essenciais para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que tange à educação de qualidade e à igualdade de gênero”, afirmou.
Objetivos
O P@ed tem como objetivo proporcionar uma experiência de aprendizado e troca de conhecimentos, contribuindo para a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do setor de telecomunicações e tecnologia no Brasil. O projeto quer fomentar a integração dos participantes e promover um ambiente colaborativo de desenvolvimento profissional e acadêmico.
Para o presidente do Ceadi, conselheiro Alexandre Freire, “a experiência imersiva proporcionou aos participantes uma visão aprofundada do setor de telecomunicações e uma valiosa troca de conhecimentos e perspectivas. A diversidade e o engajamento de todos enriqueceram o evento e contribuíram para o avanço de soluções inovadoras”, afirmou.
Além disso, ele anunciou que, em decorrência do sucesso da iniciativa do projeto, o P@ed terá continuidade em 2025. (Com informações da Anatel)