Apple supera o Google em valor de marca
A Amazon se tornou a marca global mais valiosa do mundo, conforme levantamento BrandZ, lançado semana passada pela WPP e Kantar. Após crescer mais de 50% em valor no último ano, a marca da gigante do varejo digital alcançou preço estimado de US$ 315,5 bilhões.
O relatório faz um levantamento das marcas de alcance mundial mais importantes, separadas por segmentos de atuação. A Amazon, embora opere na internet e no mercado de nuvem, foi enquadrada como empresa de vendas no varejo.
No segmento Tecnologia, a Apple superou o domínio de Google e passou a ter maior valor – por pouco. O valor da Apple cresceu 3%, atingindo US$ 309,5 bilhões. O Google ficou em segundo lugar, com um valor de marca de US$ 309 bilhões.
A Microsoft (3º, US$ 251,2 bilhões), tradicionalmente percebida como uma marca B2B, cresceu +25% em valor de marca, após o lançamento de uma nova gama de serviços para consumidores profissionais.
O Facebook (4º, US$ 159 bilhões) subiu uma colocação, mas declinou em valor em -2% em meio a preocupações com privacidade que afetaram a confiança do consumidor.
Embora as marcas chinesas não tenham sido afetadas pelas preocupações com a privacidade do consumidor, algumas foram afetadas pela intervenção do governo. A Tencent (5º, US$ 130,9 bilhões) caiu um lugar no ranking, com uma queda de 27% em valor de marca após restrições impostas à sua receita de jogos online.
Trilhão
O valor combinado das marcas de tecnologia corresponde a quase 40% do valor total do ranking BrandZ das 100 Marcas Globais Mais Valiosas, chegando à marca de mais de US $ 1,6 trilhão – quase o triplo do varejo, a segunda categoria mais valiosa.
Grande parte desse valor é derivado de marcas de tecnologia de consumo que somam mais de US $ 1 trilhão. Exemplos incluem o recém-chegados chineses Xiaomi (74º lugar, US$ 19,8 bilhões) e Meituan (78º, US$ 18,8 bilhões), uma plataforma de tecnologia de consumidor que oferece tudo, desde entrega de alimentos, reservas de quartos, passeios e aluguel bicicletas.
Top 20 Marcas Globais Mais Valiosas de Tecnologia BrandZ
Rank 2019 | Marca | País de Origem | Valor da Marca 2019 ($M) | Variação no valor | Variação no ranking |
1 | Apple | US | 309,527 | 3% | 1 |
2 | US | 309,000 | 2% | -1 | |
3 | Microsoft | US | 251,244 | 25% | 0 |
4 | US | 158,968 | -2% | 1 | |
5 | Tencent | China | 130,862 | -27% | -1 |
6 | IBM | US | 86,005 | -11% | 0 |
7 | SAP | Germany | 57,528 | 4% | 0 |
8 | Accenture | US | 39,184 | 16% | 0 |
9 | Intel | US | 31,880 | 13% | 1 |
10 | Samsung | South Korea | 30,369 | -6% | -1 |
11 | Cisco | US | 28,861 | 35% | 4 |
12 | US | 28,205 | 95% | 8 | |
13 | Adobe | US | 27,930 | 57% | 3 |
14 | Salesforce | US | 26,917 | 58% | 3 |
15 | Huawei | China | 26,908 | 8% | -2 |
16 | Oracle | US | 26,488 | 3% | -4 |
17 | US | 22,816 | 46% | 1 | |
18 | Baidu | China | 20,879 | -22% | -7 |
19 | Xiaomi | China | 19,805 | N/A | NEW |
20 | Dell Technologies | US | 18,486 | N/A | NEW |