Alibaba vai investir US$ 15 bi nos próximos três anos em P&D
Ao anunciar o investimento, parte de um de um programa de pesquisa chamado Academia Alibaba de Descoberta, Aventura, Momento e Perspectiva, o CTO Zeff Zhang disse: “A Academia Alibaba DAMO estará na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia de próxima geração que estimulará o crescimento da Alibaba e dos nossos parceiros. Pretendemos descobrir tecnologias revolucionárias que permitirão maior eficiência, segurança de rede e sinergia do ecossistema para usuários finais e empresas em todos os lugares.”
Segundo a agência Reuters, o investimento é anunciado pela Alibaba num momento em que Pequim o desenvolvimento justamente da computação quântica, inteligência artificial e Big Data, convocando os governos das províncias, universidades, uniddes militares e empresas privadas a jogar um papel de lideranças nessas áreas tecnológicas. Em reportagem sobre o anúncio da Alibaba, o Financial Times, por sua vez, lembra que Pequim pretende, até 2030, assumir a liderança mundial em inteligência artificial.
A Alibaba, hoje, não atua mais só em comércio eletrônico – em 20 anos está perto de atingir a 2 bilhões de clientes. Ramificou-se para serviços na nuvem e aplicativos de IA que vão desde anúncios segmentados e opções de compras, até reconhecimento facial. Beneficia-se dos dados extraídos de seus negócios em pagamentos, logística e filmes. E conta com 25 mil engenheiros e cientistas trabalhando em suas unidades. (Com noticiário internacional).