Algar faz teste de campo com rede 5G em Uberlândia (MG)
Nesta quinta-feira, 10, a Algar Telecom deu início à testes comerciais com 5G em Uberlândia (MG), que vão até 20 de outubro e serão realizados em parceria com a fornecedora Huawei. A iniciativa vai conectar óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one com jogos na nuvem, um smartphone Mate 20X 5G para testes de velocidade.
As experimentações abertas ao público estão sendo realizadas no Espaço Ciranda, no bairro Granja Marileusa. Em agosto, após a obtenção da licença de permissão da Anatel para uso da faixa de 3,5 GHz em caráter de teste e pesquisa científica, a companhia realizou os primeiros testes com o 5G em laboratório – com a cooperação da Huawei e da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neles, houve medição da taxa de dados alcançada, da latência da rede, do consumo de energia e outras variáveis em diversas situações de largura de banda e configuração de parâmetros de redes.
Na avaliação de velocidade de conexão, os testes com 5G atingiram 1.054 Mbps (acima de 1 Gbps) no downlink e 114 Mbps no uplink, número dez vezes maior do que o alcançado hoje no 4.5G, pouco superior a 100 Mbps. Em relação à latência, os testes do 5G chegaram a 6 ms. No 4.5G, em boas condições, a latência é de 15 ms.
“Como as especificações da nova arquitetura do core de rede do 5G ainda estão em andamento, a tendência é que caia ainda mais, permitindo no futuro serviços de maior confiabilidade e baixa latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância”, explica Luis Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom.
Embora a Algar Telecom já tenha o serviço em caráter de testes, sua comercialização ainda dependerá do leilão das faixas de 5G, previsto para acontecer em 2020. (Com assessoria de imprensa)