Akamai lança plataforma de computação em nuvem com foco em segurança

Segundo a empresa, a Akamai Connected Cloud deve proporcionar segurança na entrega de conteúdo em nuvem e afastar ameaças virtuais
Akamai anuncia plataforma de computação em nuvem
Plataforma de computação em nuvem da Akamai deve diminuir o risco cibernético (Crédito: Akamai)

A Akamai Technologies lançou, nesta terça-feira, 14, uma plataforma de nuvem e borda distribuída para computação. Com foco em proteção, a Akamai Connected Cloud deve proporcionar segurança na entrega de conteúdo em nuvem, afastando ameaças cibernéticas.

A empresa especializada em segurança cibernética também anunciou serviços de computação em nuvem para que desenvolvedores criem, executem e protejam cargas de trabalho de alto desempenho mais próximas de onde as empresas e os usuários se conectam no ambiente digital.

As novidades incluem três novos locais centrais de computação em nuvem de escala empresarial nos Estados Unidos e na Europa. Além disso, a empresa informou que selecionará mais de 50 cidades para implantar locais distribuídos ainda este ano. O objetivo é levar recursos básicos de computação em nuvem para áreas de difícil acesso que atualmente não são atendidas pelos provedores de nuvem tradicionais.

Em comunicado, a Akamai também ressaltou que vai trabalhar em conformidade com os padrões ISO, SOC2 e HIPAA, no sentido de fortalecer a segurança de seus serviços de computação em nuvem e dados de clientes, o que deve permitir a transferência de cargas de trabalho entre a nuvem pública da companhia e as de outros provedores.

A empresa, por fim, anunciou o projeto Akamai Qualified Computing Partner Program (Programa de Parceria de Computação Qualificada da Akamai), o qual deve disponibilizar serviços baseados em soluções interoperáveis com a plataforma Akamai Connectec Cloud.

“Há algum tempo, a Akamai vem investindo em serviços de computação, armazenamento, banco de dados, entre outros. Estarmos próximos de grandes populações, setores e centros de TI é extremamente importante para entregarmos as aplicações de nossos clientes de forma consistente e com baixa latência”, afirma, em nota, Helder Ferrão, Gerente de Marketing de Indústrias LATAM da Akamai Technologies. “A Connected Cloud é mais um passo nessa direção”, acrescenta.

Segundo a empresa, com a nova plataforma, mais de 4,1 mil locais em 135 países passam a integrar a sua rede de borda, entre pontos centrais e distribuídos.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10510