Abrint retoma campanha de atualização de municípios com backhaul óptico

A campanha da Abrint servirá para checar que todas as cidades da lista da Anatel possuem backhaul e, assim, indicar as cidades que se beneficiarão das obrigações do edital 5G

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) retomou a atualização da lista de municípios que possuem backhaul de fibra para receber a 5G. A entidade realiza esse tipo de trabalho desde 2019. A lista da Anatel de municípios que possuem a infraestrutura ainda estava desatualizado até meados de abril, mas recentemente, a agência lançou uma nova.

Com a listagem inteirada, são 380 sedes de municípios e 2.151 locais que não dispõem da infraestrutura, supostamente. Associados da Abrint devem acessar a ferramenta, que permite aos provedores regionais informarem se realmente há ou não a rede nessas localidades identificadas pela Anatel. Assim, a associação irá protocolar junto a agência reguladora a sinalização de inconsistências na lista publicada.

A nova fase deverá durar três meses, prazo estipulado pela agência para que as associações e provedores se manifestem formalmente. Dentre as finalidades da campanha, está a indicação de municípios que se beneficiarão das contrapartidas do leilão 5G. O edital 5G estabelece para aqueles que arrematarem a frequência de 3,5 GHz a obrigação de instalar a rede de transportes backhaul em determinadas cidades. (Com assessoria de imprensa)

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10596