Abrint Nordeste 2023 reúne reguladores e mercado para discutir as oportunidades do setor na região
Em dois dias, o Abrint Nordeste 2023 reúne reguladores, diretores de entidades e empresários do setor de telecomunicações para discutir os principais assuntos que impactam o mercado de conectividade. Em sua segunda edição, o evento deve se estabelecer como um dos principais centros de networking, negócios e inovação da região.
Marcado para os dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o encontro debaterá temas sensíveis para os provedores de serviços de internet (ISPs), como o compartilhamento de postes de energia elétrica, o relacionamento com o consumidor e o uso eficiente do espectro radioelétrico.
Além disso, o evento também será uma oportunidade para os provedores entenderem os rumos do mercado, especialmente no que diz respeito a processos de concentração envolvendo fusões e aquisições entre negócios complementares. A tributação do setor, incluindo as possíveis consequências da reforma tributária em tramite no Congresso Nacional, também será objeto de avaliação dos painelistas.
O Abrint Nordeste 2023 ainda terá uma mesa dedicada aos provedores que desejam crescer. Mediado pela diretora do Tele.Síntese, Miriam Aquino, o debate contará com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Departamento de Investimento e Inovação do Ministério das Comunicações, além da própria Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), organizadora do encontro.
Conforme a programação, o evento deve aproximar distribuidores de equipamentos de telecom e ISPs nordestinos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Vicente Aquino, membro do conselho diretor, Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidor, e Nilo Pasquali, superintendente de Planejamento e Regulamentação, são alguns nomes confirmados nos painéis.
Vale destacar que a segunda edição do encontro Abrint Nordeste chega com as expectativas elevadas, tendo em vista que, no evento realizado em 2022, mais de 75% dos participantes iniciarem ou fecharam negócios na feira.