ABDI apresenta projetos do programa Agro 4.0

Visando apresentar o impacto prático da tecnologia aos produtores, a Agência já testou soluções como irrigação inteligente, redução de herbicidas e combate ao desperdício de alimentos.
ABDI apresenta projetos do programa Agro 4.0
Programa Agro 4.0 realiza projetos piloto e reúne experiência em Guia aos produtores | Foto: Freepik

A analista de Inovação e Head do programa Agro 4.0 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya, apresentou nesta quarta-feira, 20, alguns dos impactos dos principais projetos realizados em parceria com produtores nos últimos anos. As iniciativas vêm estimulando a adoção da tecnologia no campo para impactos na sustentabilidade e no desenvolvimento do setor.

Os cases foram compartilhados durante o AGROtic, evento realizado pelo Tele.Síntese em parceria com a ESALQtec, que reúne representantes da agroindústria, das cooperativas, das operadoras e do Poder Público, em torno do tema que está no centro do debate sobre o crescimento econômico do país e gargalos na conexão.

O programa Agro 4.0 da ABDI tem foco no produtor e busca colocar as tecnologias em prática. A iniciativa fomenta a cultura na produção, como uma ponte para que as empresas entendam o custo-benefício de aplicações como irrigação inteligente, redução de herbicidas e combate ao desperdício de alimentos. Conheça alguns dos projetos.

Segurança alimentar e tecnologia

Alinhado à necessidade de práticas de segurança alimentar, um dos projetos realizados pela ABDI testou ferramentas que possibilitam a redução de defensivos agrícolas.

“A tecnologia tem um sensoriamento que consegue identificar, por exemplo, onde há ervas daninhas, e então jogar o herbicida somente onde precisa, ao invés da área total. Então, reduz o número de defensivos e o custo-eficiência”, conta Isabela.

A experiência resultou em uma redução de 70% no uso de herbicidas em fazendas participantes.

Irrigação e coleta inteligente

Em relação ao uso consciente de recursos naturais, outro projeto da ABDI aplicou soluções de irrigação inteligente.

“A partir da análise de solo e clima, conseguimos verificar quanto e quando irrigar soja e milho. Tivemos uma redução de 30% no uso de água e energia naquele case”, destaca a analista.

Agrotic2024 - Isabela Gaya | ABDI
Isabela Gaya, analista de Inovação e Head do programa Agro 4.0 da ABDI | Foto: AGROtic

Outras práticas destacadas por Isabela são as formas de reduzir o desperdício de alimentos durante a produção. “Há tecnologias para isso, quando a gente fala de logística, por exemplo, armazenagem e tecnologia nas colheitadeiras para identificar quanto há de persas e fazer ajustes”.

A representante da ABDI ressalta que ⅓ dos alimentos produzidos são desperdiçados no mundo, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FAO, na sigla em inglês).

Algumas das experiências promovidas pela ABDI conta com detalhes e relatos compartilhados no Guia de Boas Práticas do programa Agro 4.0. Saiba mais neste link.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10397