68% dos brasileiros usam o smartphone para navegar na internet

Estudo mostra que 83% dos brasileiros acessa a internet para usar redes sociais.
(Crédito: Shutterstock Alexander Bark)_
(Crédito: Shutterstock Alexander Bark)_

O Kantar Ibope Media divulgou hoje, 23, detalhes do Target Group Index, pesquisa sobre os hábitos de navegação na internet dos brasileiro. Os dados mostram que a maioria das pessoas, 68%, usa o smartphone para visitar sites, redes sociais ou outros serviços digitais. Outros 60% acessam a partir de computadores. O porcentual é maior que 100% pois a pesquisa prevê a possibilidade de um respondente acessar de ambos os aparelhos.

O TGI mostra, ainda, que 83% dos usuários de internet navegaram em suas redes sociais nos últimos 30 dias, o que torna esta a atividade mais comum. Na sequência está assistir ou baixar vídeos (69%), ler notícias nacionais e internacionais (61%) e ouvir música (38%).

Sobre o local de acesso, a maioria usa a internet em casa (93%), e 26% entram na rede no trabalho. Ainda segundo o levantamento, 44% concordam com a frase a “internet é a minha principal fonte de entretenimento” e 59% dos internautas recorrem primeiro à internet quando buscam qualquer tipo de informação. A pesquisa representa os hábitos de 47% da população brasileira entre 12 e 75 anos, o equivalente a 83 milhões de pessoas.

Par ao TGI, foram realizadas 20.736 entrevistas, entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e em cidades do interior de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste. Participaram da pesquisa pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 75 anos.

O número difere de conclusões de outras fontes. Ano passado, por exemplo, a comScore divulgou uma pesquisa sobre o acesso à internet na América Latina, no qual dizia que 95% dos acessos no Brasil se dá pelo smartphone.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111