5G: Mitigação de interferências está a menos de 7% das estações para conclusão
A Siga Antenado (EAF ) informou nesta quarta-feira, 1º, que já concluiu a mitigação de interferências necessária para a instalação do 5G em 5 mil das 5.570 cidades brasileiras. Com isso, resta menos de 7%.
Trata-se da desocupação das estações satelitais profissionais (FSS) que operavam na Banda C Estendida pelo Brasil, com a migração para a Banda C ou a instalação de filtros para mitigar possíveis interferências causadas pelo 5G, já que a nova tecnologia ocupa a mesma faixa de sinal das FSSs, que operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz..
No comunicado divulgado nesta tarde, a EAF reforça que antecipou em mais de dois anos o cronograma das operações de mitigação.
Segundo o CEO da entidade, Leandro Guerra, nove estados brasileiros já estão com o processo de instalação dos equipamentos contra interferências 100% concluídos. São eles:
- Rio Grande do Sul,
- Santa Catarina,
- Paraná,
- Amapá,
- Roraima,
- Rondônia,
- Rio de Janeiro,
- Espírito Santo e
- o Distrito Federal.
“Podemos garantir que as próximas semanas e meses serão de muita dedicação para alcançar a meta no menor prazo possível”, afirma Guerra.
Parabólicas
Quanto ao processo de substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital, também necessária visto o uso da faixa para 5G, já chega a 1,3 milhão unidades entre as famílias de menor renda. A EAF estima que o total deva ser de 5,5 milhão.
Para consultar o direito ao benefício, as famílias devem agendar a instalação por meio do site da Siga Antenado, ou ligar para 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp.
São as três iniciativas juntas – instalação das parabólicas, desocupação e mitigação das estações profissionais de satélites (FSS) – que possibilitam a autorização pelo Gaispi, presidido pela Anatel, para a ativação das redes 5G standalone.
Com informações da assessoria de imprensa*