5G foi a única tecnologia móvel a ganhar usuários em abril
O 5G foi a única tecnologia móvel a ganhar usuários no brasil no mês de abril, conforme dados divulgados esta semana pela Anatel. A nova geração celular prevaleceu sobre o 2G, o 3G e o 4G, embora tenha ainda um longo caminho para se estabelecer como a principal forma de acesso à rede no Brasil.
O 5G expandiu 8,43%, adicionando 690,22 mil usuários. Em abril havia no país 8,88 milhões de usuários de quinta geração. O 4G, ainda muito mais popular, era utilizado por 197,37 milhões de pessoas, como se vê na tabela abaixo. Tudo somado, o país tinha em abril 251,1 milhões de chips de celular em uso, uma ligeira queda em relação aos 251,2 milhões de março em função da desativação de chips pré-pagos inativos.
Tecnologia* | 01/03/2023 | 01/04/2023 | Adições | Variação |
2G | 22724675 | 22168404 | -556271 | -2,45% |
3G | 22780297 | 22675080 | -105217 | -0,46% |
4G | 197469626 | 197372450 | -97176 | -0,05% |
5G | 8191120 | 8881341 | 690221 | 8,43% |
*Fonte: Anatel/Abril de 2023
A Claro permanece como a operadora com mais clientes no 5G, embora a Vivo tenha ganhado mais usuários nesta tecnologia em abril, com se vê abaixo:
Operadora* | 01/03/2023 | 01/04/2023 | Adições | Variação |
CLARO | 3.161.722 | 3.428.026 | 266.304 | 8,42% |
VIVO | 3.093.544 | 3.369.716 | 276.172 | 8,93% |
TIM | 1.935.854 | 2.083.599 | 147.745 | 7,63% |
*Fonte: Anatel/Abril de 2023
Pré x pós
O pós-pago cresceu em abril, enquanto o pré encolheu. Os número indicam que houve o chamado up-sell, ou seja, que muitos dos novos clientes pós vieram de ofertas para sair do pré-pago. Com isso, o pós ganhou ainda mais vantagem, passando a representar 56,2% dos acessos celulares do país, enquanto o pré são os demais 43,8% do mercado.
Modalidade* | 01/03/2023 | 01/04/2023 | Adições | Variação |
Pós-pago | 140.197.153 | 141.004.206 | 807.053 | 0,58% |
Pré-pago | 110.968.565 | 110.093.069 | -875.496 | -0,79% |
*Fonte: Anatel/Abril de 2023
Competição
Os dados da Anatel mostram que TIM e Vivo desligaram clientes em abril, enquanto a Claro adicionou.
Operadora* | 03-2023 | 04-2023 | Adições | Variação |
CLARO | 82.843.780 | 83.118.285 | 274.505 | 0,33% |
TIM | 61.720.770 | 61.346.512 | -374.258 | -0,61% |
VIVO | 98.051.383 | 98.020.510 | -30.873 | -0,03% |
*Fonte: Anatel/Abril de 2023
Apesar disso, a participação de mercado de cada grande operadora nacional permaneceu praticamente inalterada, uma vez que o mercado como um todo encolheu. A Vivo segue líder com mais clientes, detendo 39% do mercado; seguida pela Claro, com 33,1%; e TIM, com 24,4%.
Empresa | Acessos | Participação de Mercado | Ranking |
VIVO | 98.020.510 | 39,0% | 1 |
CLARO | 83.118.285 | 33,1% | 2 |
TIM | 61.346.512 | 24,4% | 3 |
ALGAR (CTBC TELECOM) | 4.555.733 | 1,8% | 4 |
DATORA | 2.144.222 | 0,9% | 5 |
SURF TELECOM | 741.831 | 0,3% | 6 |
Next Level Telecom Ltda. | 629.250 | 0,3% | 7 |
TELEXPERTS TELECOMUNICAÇÕES S.A. (Telecall) | 338.170 | 0,1% | 8 |
AMERICA NET | 165.436 | 0,1% | 9 |
LIGGA TELECOM | 37.245 | 0,0% | 10 |
EB FIBRA (Alloha Fibra) | 79 | 0,0% | 11 |
J. SAFRA TELECOMUNICACOES LTDA | 2 | 0,0% | 12 |
*Fonte: Anatel/Abril de 2023