Meta recebe multa de 251 milhões de euros por falhas no Facebook

Investigação na União Europeia concluiu que ataque cibernético expôs dados de 29 milhões de contas em todo o mundo, sendo 3 milhões na Europa
UE multa Meta em 251 milhões de euros por falhas no Facebook
UE multa Meta por falhas de segurança no Facebook (crédito: Freepik)

A Meta recebeu mais uma multa na União Europeia (UE). A Comissão de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês) da Irlanda aplicou, nesta terça-feira, 17, uma penalização de 251 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) por falhas relacionadas à segurança de dados de usuários do Facebook.

Segundo a investigação, as violações de dados afetaram aproximadamente 29 milhões de contas em todo o mundo, das quais aproximadamente 3 milhões são de cidadãos europeus.

Em setembro de 2018, a Meta notificou a DPC irlandesa, o principal regulador de proteção de dados de redes sociais da UE, sobre ataques cibernéticos que exploraram uma vulnerabilidade do Facebook. O ataque teve impactos no recurso “Ver como” (“View as”), que permitia que os usuários visualizassem o seu perfil como se fosse visto por outra pessoa.

No entanto, a brecha expôs diversos dados dos usuários, como nome completo, endereço de email, número de telefone, localização, local de trabalho, data de nascimento, religião, gênero, linha do tempo das postagens, grupos dos quais o usuários participava e dados pessoais de crianças.

O regulador de dados informou que a Meta mitigou o vazamento de dados logo após ter descoberto a falha em seu sistema.

“Esta ação destaca como a falha para criar requisitos de proteção de dados ao longo do ciclo de concepção e desenvolvimento pode expor indivíduos a riscos e danos muito graves, incluindo um risco para os direitos fundamentais e liberdades dos indivíduos”, afirmou o vice-comissário do DPC, Graham Doyle.

“Ao permitir a exposição não autorizada de informações de perfil, as vulnerabilidades por trás desta violação causaram um grave risco de uso indevido destes tipos de dados”, acrescentou.

A Meta tem sido alvo de investigações dos órgãos de proteção de dados da UE. Em setembro, recebeu uma multa de 91 milhões de euros (R$ 582,85 milhões) por ter armazenado dados de usuários sem proteção ou criptografia.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1136