TV Síntese Semanal: solução para postes via decreto, a nova Telebras, ORPA da V.tal e mais
Uma solução para o compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia e empresas de telecomunicação deve ser dada pelo governo federal, com a edição de um decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A notícia veio de Hermano Tercius, secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, que participou e evento em São Paulo nesta semana. A expectativa é que o decreto obrigue as futuras novas concessões de energia a ceder os postes para exploração. A partir de 2025, os contratos das concessionárias atuais começam a vencer, e novas licitações ocorrerão, tendo a cessão como regra.
Também aconteceu na semana: a V.tal soltou sua primeira oferta pública de atacado, para aluguel de dutos, homologada pela Anatel de forma totalmente independente da Oi; a Telebras está propondo criar uma joint venture para competir no mercado privado; o Encontro Nacional da Abrint atraiu muita gente, e deve crescer mais para 2025; e o Google laçou ferramenta antifurto para celulares primeiro no Brasil.
No TV Síntese Semanal. Clique no vídeo acima e confira.
Postes: agências não se entendem, e solução virá por decreto
Decreto de Lula vai obrigar cessão dos postes pelas concessionárias de energia
Telebras vai rentabilizar ativos com mercado privado
V.tal propõe regularização de dutos em sua primeira oferta de atacado
Encontro Nacional da Abrint em expansão
Sistema antifurto: Android ganha bloqueio de tela inteligente
Brasil será laboratório para ferramenta de bloqueio de celular do Google