TIM alerta sobre bloqueios de linhas de celular pré-pagas

Em caso de bloqueio por falta de recarga, usuário ainda pode reativar o serviço dentro de determinado prazo; operadora ainda tem mais clientes com planos pré-pagos do que pós-pagos
TIM alerta sobre bloqueios de linhas de celular
Clientes de pré-pago devem ter atenção a prazos para evitar bloqueios de linhas, alerta TIM (Crédito: Freepik)

A TIM informou, por meio de comunicado à imprensa, que os clientes de planos pré-pagos da operadora precisam se atentar à validade dos créditos e aos prazos de recarga para evitar o bloqueio e o eventual cancelamento da linha de celular.

A tele indica que, de acordo com uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o usuário tem 75 dias após a expiração dos créditos para fazer uma recarga e evitar restrições ao serviço móvel. O mesmo prazo é aplicado para quitação de débitos vencidos após a notificação.

Passados 15 dias de débito em aberto ou expiração dos créditos, o chip pode ter os serviços parcialmente suspensos, informa a TIM. Depois de 30 dias desde o início da suspensão parcial, os serviços podem ser totalmente restringidos. Transcorridos 30 dias após a restrição, o contrato de prestação de serviço pode ser rescindido.

Segundo a TIM, em caso de bloqueio por falta de recarga, o usuário ainda pode reativar a linha. Neste caso, é preciso inserir créditos (tanto pelo aplicativo do banco ou em um ponto de venda) e reiniciar o celular. O serviço deve ser restabelecido automaticamente.

“Esse procedimento, porém, só é válido caso a linha tenha sido bloqueada em até 180 dias”, afirma a TIM. “Realizar esse desbloqueio por outros métodos pode configurar tentativa de fraude, conforme as diretrizes da Anatel”, acrescenta.

A operadora indica que, para ajudar os usuários a manter o controle sobre os prazos de recarga e bloqueio, assim como para evitar a suspensão total da linha, envia mensagens via SMS aos clientes.

De acordo com os dados mais recentes da Anatel, entre as três operadoras nacionais de telefonia móvel, a TIM é a única que ainda tem mais clientes com planos pré-pagos do que pós-pagos. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11029