Vivo reduz 90% das emissões de carbono em oito anos

Operadora busca alcançar a condição de “net zero” até 2035, cinco anos antes do prazo previsto; case ESG foi apresentado em conferência de sustentabilidade do CNJ
Vivo reduz emissões de carbono em 90% em oito anos
Agenda ESG da Vivo prevê zerar emissões líquidas de carbono até 2035 (crédito: Freepik)

A Vivo reduziu em 90% as suas emissões próprias de gases de efeito estufa nos últimos oito anos, saindo de 264 mil toneladas, em 2025, para 25,5 mil toneladas, em 2023. A medida faz parte da meta da companhia de zerar as emissões de poluentes, como carbono e metano, até 2035.

Durante a 1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, na quarta e quinta-feira, 23 e 24 de outubro, a operadora destacou que seu plano ESG conta com mais de 100 indicadores, com objetivos de curto, médio e longo prazos.

Neste ano, a marca do Grupo Telefónica anunciou novos compromissos para impulsionar a sua agenda EGS, incluindo alcançar o “net zero” (zero emissões líquidas) cinco anos antes do prazo inicial previsto. Na economia circular, a Vivo se comprometeu a coletar 225 toneladas de resíduos eletrônicos no período de 2024 a 2035.

A operadora também tem fortalecido o seu pilar social, com foco em diversidade. Atualmente, mulheres representam cerca de 45% do total de colaboradores, 38,2% ocupam cargos de liderança executiva e 33% estão em cargos diretivos e no conselho de administração da tele.

Ainda no que diz respeito ao quadro de pessoal, 42% dos funcionários da operadora são negros e 33,7% da sua liderança é formada por pessoas negras. A meta é atingir 40% de negros em funções de liderança até 2035.

De acordo com o ISE B3, ranking composto por 78 companhias, a Vivo é uma das três empresas mais sustentáveis do Brasil. A agenda ESG da empresa também já foi reconhecida pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase na estratégia de descarbonização. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11038