5G FWA será utilizado na transmissão do carnaval de Salvador

Empresa de transmissão de eventos RM Digital usará modems da linha Amplimax Ultra, da Elsys, para fazer a cobertura ao vivo dos trios elétricos; equipamentos foram projetados para ampliar o sinal em ambientes externos
Tecnologia 5G FWA será usada na transmissão do carnaval de Salvador
Amplimax Ultra será usado como modem 5G FWA no carnaval de Salvador (crédito: Divulgação)

Uma das apostas da indústria de telecomunicações, a tecnologia 5G FWA (Fixed Wireless Access), que faz uso do sinal móvel de quinta geração para fornecer conexão de banda larga fixa, será usada na transmissão do carnaval de Salvador deste ano. A RM Digital, empresa especializada em transmissões digitais de eventos, utilizará equipamentos da Elsys para transmitir ao vivo os desfiles dos trios elétricos pela capital baiana.

A cobertura dos shows será feita utilizando modems da linha Amplimax Ultra. O aparelho conta com antena MIMO 4×4, chipset SDx62, da Qualcomm, e módulo da Quectel, podendo alcançar velocidades de até 2,5 Gbps com conexão 5G – no 4G, chega a 1,6 Gbps.

O equipamento foi projetado para conexões em ambientes externos (outdoor), contando com uma cobertura de sinal mais ampla. Segundo a fabricante, a área de cobertura é oito vezes maior do que a proporcionada por modems indoor.

Em nota, o gerente corporativo da Elsys, Marcos Felinto, destaca que o modem 5G da série Amplimax Ultra é recomendado para “aplicações que dependem de alta performance e baixa latência, ao mesmo tempo em que necessitam de mobilidade”.

A expectativa é de que Salvador receba quase 3 milhões de pessoas durante as festividades de carnaval. A RM Digital, também em comunicado, indicou que optou por usar o 5G FWA na cobertura do evento neste ano como forma de fazer transmissões com estabilidade de sinal.

“Optamos por utilizar a conexão 5G com a Amplimax Ultra pensando na necessidade de uma interação ao vivo e ininterrupta entre os artistas e os fãs”, disse Rodrigo Mason, CEO da RM.

Ofertas para o consumidor

Aos poucos, a oferta de banda larga fixa via sinal 5G vai se tornando mais comum no Brasil, inclusive para o varejo. A Claro foi a primeira entre as grandes operadoras a lançar o serviço, ainda no ano passado. Há duas semanas, foi a vez da Vivo anunciar a sua oferta.

Em comum, ambos os serviços preveem que o consumidor adquira separadamente um modem específico para o funcionamento da solução de conectividade.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1137