Nova diretoria da Abranet assume com foco em conectividade, fintechs e regulação tecnológica

Gil Torquato assume a presidência da Abranet com foco em políticas públicas, transformação digital e equilíbrio regulatório para o setor de internet.

Gil Torquato (esq.) e Jessaias Arruda (dir.)
Gil Torquato (esq.) e Jessaias Arruda (dir.)

A Abranet (Associação Brasileira de Internet) iniciou nesta terça-feira, 1º de abril, um novo ciclo de gestão com a posse de Gil Torquato na presidência. O executivo é chairman da AIR Group – A I Revolution, ligada ao grupo UOL, e participou da fundação da entidade. Ele também já exerceu o cargo de vice-presidente executivo em mandatos anteriores.

A nova composição mantém Jesaias Arruda como vice-presidente e nomeia Carol Conway, também do UOL, para a presidência do Conselho. A Abranet reúne empresas que atuam com internet, conectividade, fintechs, edutechs e soluções de inteligência artificial no Brasil.

Prioridades: transformação digital e regulação

Torquato afirma que a prioridade da nova gestão será acompanhar os impactos da transformação digital sobre o mercado de trabalho e o ambiente regulatório. Segundo ele, é necessário discutir o papel da tecnologia na geração de novas ocupações e qualificação profissional.

“Vivemos um momento em que a tecnologia é percebida como ameaça aos empregos, mas pode gerar oportunidades mais qualificadas e melhor remuneradas”, declarou o executivo, ao ser empossado no cargo.

Ele também defende que a associação tenha atuação ativa em discussões regulatórias e de formulação de políticas públicas. “A Abranet precisa acompanhar essas evoluções, promover debates internos e, principalmente, discutir como a regulação pode contribuir para o avanço – e não travar a evolução”, afirmou.

Articulação institucional e debate público

A nova diretoria assume com o objetivo de fortalecer a atuação institucional da entidade em temas como proteção de dados, conectividade regional e uso responsável da inteligência artificial.

Nos últimos anos, a Abranet tem ampliado sua interlocução com o Congresso Nacional, Ministério das Comunicações e Anatel, buscando se consolidar como representante do ecossistema digital no debate sobre regulação tecnológica. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11170