Anatel aprova plano para acelerar adoção do IPv6

Decisão da Anatel prevê medidas para certificação de equipamentos, adoção do IPv6 por provedores regionais, e guarda de portas lógicas junto a provedores de conteúdo

(crédito: Freepik)

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 17, um plano de ação para ampliar o uso da sexta versão do protocolo de internet (o IPv6) nas redes de telecomunicações do Brasil. A iniciativa reflete a necessidade de modernização e segurança das infraestruturas digitais do país, segundo a autarquia.

O plano é resultado de estudos realizados pela área técnica da Anatel, que identificou adoção em torno de 50% do IPv6 no país. O Brasil é o segundo país com maior utilização do IPv6 na América Latina, atrás apenas do Uruguai. No entanto, a agência identificou uma estagnação no avanço do protocolo, especialmente entre os provedores de internet de pequeno porte.

O novo Plano de Ação incluirá a reativação do GT-IPv6, agora sob a governança do Grupo Técnico de Suporte à Segurança Pública (GT-Seg). As medidas propostas incluem:

  • Diagnóstico e fomento à adoção do IPv6 por prestadoras de pequeno porte.
  • Atuação junto a provedores de conteúdo para garantir a segurança e a guarda das portas lógicas.
  • Ampliação do suporte ao IPv6 nos equipamentos de telecomunicações, por meio de certificação.
  • Ações de conscientização e acompanhamento do setor.

O Conselho Diretor aprovou também que a Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR) avalie a inclusão da discussão sobre a guarda das portas lógicas e a adoção do IPv6 na Agenda Regulatória 2023-2024, no âmbito do projeto “Regulamento de Deveres dos Usuários”, visando a promover um ambiente mais seguro e eficiente nas telecomunicações.

Determinou ainda que a Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) e a Superintendência de Outorgas e Recursos à Prestação (SOR) façam a indicação de servidores para acompanhar os trabalhos do GT-IPv6, de forma a garantir que as metas estabelecidas sejam monitoradas e cumpridas eficientemente.

IPv6

O IPv6 é a versão mais recente do protocolo utilizado para identificar e localizar computadores e dispositivos em uma rede e na internet. Ele foi desenvolvido para resolver as limitações do protocolo IPv4, em especial a escassez de endereços resultante ao crescimento de dispositivos conectados.

Desde 2014, a Anatel promove ações para a adoção do protocolo, como a alteração no Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, promovida pela Resolução nº 738, de 2020, que deixou claro que a guarda dos registros de conexão deve incluir as portas lógicas quando há compartilhamento de endereços IPs públicos. No entanto, há portais de conteúdo, incluindo páginas governamentais, que ainda operam exclusivamente com protocolo IPv4. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11019