Ericsson desenvolve solução de IoT e IA para robôs industriais

Solução busca integrar computação de borda e nuvem para aumentar a eficiência das atividades industriais com robôs e equipamentos de IoT
Ericsson desenvolve solução de IoT e IA para robôs industriais
Ericsson quer levar 5G, IA e IoT para robôs na indústria (crédito: Freepik)

A Ericsson anunciou, nesta terça-feira, 29, uma solução do tipo “Intelligent Task Offloading”, uma tecnologia que permite mover processos computacionais de uma plataforma para outra de forma inteligente. O foco da aplicação da companhia sueca é a integração de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) à operação de robôs na indústria.

Segundo a companhia, a solução busca, por um lado, otimizar a eficiência operacional e a segurança de robôs em ambientes industriais e, por outro, reduzir custos, sobretudo o de consumo de energia. A tecnologia foi desenvolvida por um grupo de inventores da Ericsson no Brasil e na Suécia.

A aplicação funciona com auxilio de uma IA que decide como processar as tarefas (no próprio robô, no servidor de borda ou na nuvem). Na escolha, o sistema avalia fatores como desempenho da rede, consumo de energia e nível de segurança do ambiente ao redor da máquina.

“Um dos seus diferenciais é o uso de métricas de segurança física, importante em cenários em que o robô interage com os humanos ou há a presença de diferentes obstáculos, além do desempenho da rede, que ajuda a decidir se uma tarefa será realizada localmente ou remotamente”, diz Alberto Hata, um dos desenvolvedores da tecnologia, em nota.

De acordo com o inventor, em cenários de baixo risco, o robô pode processar as atividades localmente, economizando bateria. Contudo, nas situações de risco elevado, quando há a presença de obstáculos se movendo, o processamento é transferido para a computação remota (nuvem ou borda), a fim de garantir maior precisão.

A Ericsson ainda ressalta que a tecnologia é capaz de centralizar a gestão de uma frota de robôs utilizando a rede 5G para gerenciar dados em tempo real.

Para a fornecedora de equipamentos de telecom, a solução é aplicável a casos de uso da indústria 4.0, como robôs autônomos, drones, veículos inteligentes e maquinários agrícolas.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11064