WhatsApp suspende partilha de dados com Facebook em toda a Europa
O WhatsApp teria suspendido o compartilhamento de dados de seus usuários com o Facebook, segundo o jornal britânico Financial Times. Os dados começaram a ser usados em agosto para aperfeiçoamento da ferramenta e exibição de anúncios, mas levantou críticas da Comissão Europeia por ter sido imposto aos usuários.
O Facebook confirmou que parou de usar os dados vindos do WhatsApp na semana passada. A rede social já tinha concordado em suspender o compartilhamento no Reino Unido. Em nota ao jornal, a empresa diz estar negociando com as autoridades europeias de proteção de dados pessoais para aplacar quaisquer dilemas.
Além de Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Itália investigavam a mudança nos termos de uso e a legalidade do compartilhamento de dados do WhatsApp pelo Facebook. As autoridades locais ressaltam que tanto o Facebook, quanto o WhatsApp, não informaram com a devida clareza o consumidor sobre as mudanças, nem dizem de forma transparente como os dados são usados.
Ainda há, no entanto, compartilhamento de certos dados por razões administrativas, como o combate a spam, avisam as empresas. (Com agências internacionais)