WhatsApp lança serviços de API gratuito em nuvem
O WhatsApp está lançando serviços de API gratuitos baseados em nuvem para fazer mais empresas usarem o aplicativo, anunciou nesta quinta-feira, 19, Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta.
O serviço de mensagens, que tem atraído cada vez mais usuários corporativos, é uma das várias plataformas para as quais a Meta, dona do Facebook, lançou mais recursos voltados para compras e negócios.
Zuckerberg disse em comunicado que a oferta significa que “qualquer empresa ou desenvolvedor pode acessar facilmente nosso serviço, projetar diretamente no WhatsApp para personalizar sua experiência e acelerar o tempo de resposta aos clientes usando nosso seguro WhatsApp Cloud API hospedada pela Meta.”
O serviço de mensagem mais popular ao redor do mundo já tem uma API, um tipo de interface de software, para empresas conectarem seus sistemas, o que gera receita.
A Meta, que comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões em 2014, disse que as empresas não poderão enviar mensagens para as pessoas no aplicativo, exceto se elas pedirem para ser contatadas.
Popularidade no Brasil
O WhatsApp goza de muita popularidade entre os usuários brasileiros. De acordo com pesquisa desenvolvida pela consultoria Sensor Tower, o serviço de mensagem está posicionado em quarto lugar entre os aplicativos mais baixados durante 2020. A estimativa é de que cerca de 120 milhões de brasileiros utilizem o app.
Em maio do ano passado, a empresa lançou a ferramenta de Pagamentos no WhatsApp. O recurso já havia sido lançado em 2020, mas foi suspenso pelo Banco Central. Após a aprovação do Facebook Pay pela instituição, a funcionalidade foi liberada.
O WhatsApp Pay, ferramenta de pagamentos, possibilita o envio de dinheiro por meio de transferências dentro do aplicativo.
A iniciativa tem como objetivo facilitar os pagamentos de rotina por meio das conversas do app. Permite também que sejam realizadas transações com cartão das bandeiras Visa e Mastercard.
(Com Reuters)