Waymo inicia operação de táxi autônomo nos EUA

Antigo projeto de carros autônomos do Google começa a ser explorado comercialmente. Condutores ainda estarão no carro, vigiando as decisões do computador.

A Waymo, empresa de aluguel de carros autônomos da Alphabet, holding dona do Google, começou a operar nos Estados Unidos. Inicialmente, o serviço, que permite aos usuários chamar e usar um carro sem motorista tal qual um táxi, estará disponível nos arredores de Phoenix, no Arizona.

Batizado de Waymo One, o serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana. No começo, haverá condutores de segurança, que vão supervisionar as decisões tomadas pelo computador dos veículos. Mas a intenção é deixar o humano de lado no futuro próximo, e oferecer um concorrente de baixo preço a Uber ou Lyft no país.

Por enquanto, não é possível a qualquer pessoa chamar um táxi autônomo, no entanto. A empresa está selecionando usuários. Os interessados devem se cadastrar no site da Waymo, que então selecionará a clientela.

O Waymo começou como programa de carro autônomo dentro do Google, há 10 anos. Recentemente, tornou-se uma empresa independente, dentro da Alphabet.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111