Volvo fecha parceria com NVIDIA para carros autônomos

Por meio da Zenuity -- jont venture da Volvo e Autoliv -- serão desenvolvidos sistemas utilizando IA para auxiliar na condução autônoma
Volvo XC90 Drive Me test vehicle
Volvo XC90 Drive Me test vehicle

A Volvo Cars, a Autoliv, especializada em segurança automotiva, e a NVIDIA formaram uma parceria para desenvolver softwares e sistemas avançados para veículos autônomos. As três empresas trabalharão com a Zenuity, joint venture para desenvolver softwares automotivos recém-formada pela Volvo Cars e a Autoliv, para avançar em tecnologias que serão utilizadas na próxima geração de carros autônomos. A Volvo Cars assumiu o compromisso de comercializar veículos de condução autônoma de Nível 4 até 2021.

A parceria usará a plataforma de computação de carros de IA da NVIDIA como base para seu trabalho. Ela vai trabalhar para desenvolver sistemas que podem utilizar a aprendizagem profunda – uma forma de inteligência artificial – para reconhecer objetos em seu ambiente, antecipar ameaças potenciais e navegar com segurança.

Esses sistemas podem comparar a percepção situacional em tempo real com um mapa conhecido em alta definição, permitindo planejar uma rota segura e dirigir precisamente por essa rota, com ajustes às circunstâncias que podem mudar no momento. Estes sistemas também realizam outras funções essenciais, como a junção de imagens de câmeras para criar uma visualização completa em volta do carro.

A Zenuity fornecerá à Volvo Cars um software de condução autônoma. A Autoliv também venderá esse software usando sua ampla rede consolidada de vendas, marketing e distribuição.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112