Vogel Telecom expande capacidade em Minas, com DWDM

Empresa do fundo Pátria Investimentos, a Vogel Telecom é resultado da compra de cinco provedores, entre eles a mineira Telbrax. O fornecedor do DWDM é a Padtec

vogeltelecom-mapa-02A Vogel Telecom, provedora de serviços de telecomunicações do Pátria Investimentos, está investindo para ampliar a capacidade de sua rede no estado de Minas Gerais. Para isso, está aumentando a taxa de transmissão de sua infraestrutura óptica com a instalação de equipamentos DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) compactos da nova geração da Padtec, em cidades-chave do estado de Minas Gerais. No total, são 560 quilômetros de redes ópticas, com terminações na capital Belo Horizonte e em municípios como Sete Lagoas, Curvelo, e Bocaiuva e Montes Claros.

A rede que Vogel Telecom está modernizando é a que herdou da Telbrax, provedora mineira que incorporou no ano passado. Na verdade a Vogel Telecom, criada em abril de 2015, é resultado da compra (a partir de 2014 quando o Pátria Investimentos decidiu investir em fibra) de cinco empresas que atuavam no segmento de provedores de acesso e serviços de telecomunicações. A primeira a ser comprada foi a Avvio Telecom, em 2014; em 2015, foram incorporadas a Smart Brasil, a SouthTech Telecom e a Rede Ótica Bahia. Em 2016, a Telbrax.

Como resultado, a Vogel Telecom opera uma rede com mais de 20 mil km de fibras ópticas em 13 estados e no Distrito Federal, está investindo em ampliações de sua capacidade – como no trecho entre Montes Claros e Belo Horizonte, MG – e pretende construir mais 3 mil km de redes ópticas no Brasil em 2017, como revela seu CEO, Ricardo Madureira.

De acordo com seu site, ela tem um amplo porfólio de serviços para empresas, como conectividade, voz corporativa, redes customizadas, hospedagem para equipamentos em data center, IP upload, além de oferta de capacidade de rede para operadoras e provedores. Comercializa, ainda, fibra apagada.

Para a expansão do backbone óptico da Vogel Telecom, a Padtec forneceu transponders duais e modernos amplificadores ópticos, que oferecem desempenho óptico otimizado e adequado às características específicas de cada enlace. Nesse projeto, a Padtec também será o braço de serviços, responsável pela instalação e comissionamento da rede, informa Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec. (Com Assessoria de Imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122