Vodafone vai levar fibra para um milhão de casas no Reino Unido

A rede vai ser construída pela CityFibre em cidades médias do interior. Os primeiros domicílios devem ser conectados no próximo ano.

shutterstock_Toria_telefonia_fixa_fibra_optica_abastrata_geral1Para atender às demandas regulatórias de levar fibra às casas dos assinantes, a Vodafone assinou acordo com a CityFibre para financiar a construção de uma rede de fibra cobrir um milhão de domicílios até 2021, com a opção de estender o plano para outros quatro milhões de casas até 2025. O ambicioso projeto poderá custar até 500 milhões de libras esterlinas.

Com o acordo, a Vodafone entra na briga pelo atendimento, com fibra, dos clientes residenciais das cidades mais importantes do Reino Unido, fora das regiões metropolitanas. Já trabalham esse mercado a BT, com infraestrutura da Openreach, e a Virgin Media.

A Openreach, que vende capacidade no atacado para diversas operadoras, vinha defendendo que suas clientes se unissem para poder atender às demandas regulatórias. Mas a decisão da Vodafone, que terá direitos exclusivos para comercializar a rede da CityFibre, durante a fase de construção, com os primeiros clientes esperados para entrar ao vivo no próximo ano, parece indicar que um acordo de parceria não está próximo no horizonte. (Com noticiário internacional)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111