Vodafone vai levar fibra para um milhão de casas no Reino Unido
Para atender às demandas regulatórias de levar fibra às casas dos assinantes, a Vodafone assinou acordo com a CityFibre para financiar a construção de uma rede de fibra cobrir um milhão de domicílios até 2021, com a opção de estender o plano para outros quatro milhões de casas até 2025. O ambicioso projeto poderá custar até 500 milhões de libras esterlinas.
Com o acordo, a Vodafone entra na briga pelo atendimento, com fibra, dos clientes residenciais das cidades mais importantes do Reino Unido, fora das regiões metropolitanas. Já trabalham esse mercado a BT, com infraestrutura da Openreach, e a Virgin Media.
A Openreach, que vende capacidade no atacado para diversas operadoras, vinha defendendo que suas clientes se unissem para poder atender às demandas regulatórias. Mas a decisão da Vodafone, que terá direitos exclusivos para comercializar a rede da CityFibre, durante a fase de construção, com os primeiros clientes esperados para entrar ao vivo no próximo ano, parece indicar que um acordo de parceria não está próximo no horizonte. (Com noticiário internacional)