Vivo lança franchising Terra Fibra em Águas Lindas de Goiás
Um novo projeto de fibra óptica da Telefônica foi lançado hoje, 20, no município de Águas Lindas de Goiás, localizado no entorno de Brasília. Foi a inauguração do Terra Fibra, que recicla a marca do site e o alia ao da Vivo — ambos da Telefônica, para conectar uma rede de parceiros empresariais por meio de franchising com o objetivo de expandir a internet com ultravelocidade no país, especialmente em cidades menores e bairros desassistidos dos grandes centros urbanos.
O carro-chefe da primeira franqueada, a empresa Xis Net, é o plano de internet que oferece 100 mega por R$ 99,00. Mantida por dois fundos privados, a parceira da Telefônica passa a comercializar planos de banda larga de até 300 megas, prometendo mais estabilidade e qualidade de conexão. Águas Lindas de Goiás deu início ao cronograma de expansão, em parceria com os franqueados, que pretende atingir para mais de 500 localidades nos próximos três anos.
O Terra conectado por Vivo Fibra expande a banda larga por fibra da operadora, ampliando sua capilaridade por meio de parceiros, e possibilitando a oferta de uma internet de qualidade a pequenas operações. O projeto foca em cidades de 20 mil a 50 mil habitantes e também municípios ou bairros periféricos de grandes centros urbanos.
Mais inaugurações
O lançamento do projeto foi prestigiado pelo presidente da Vivo, Christian Gebara, e pelo prefeito de Águas Lindas de Goiás, Osmarildo Alves de Sousa. Contou que já há dezenas de interessados em participar da franquia e há possibilidade de se atingir 1.000 cidades no país com previsões de dezenas de novas inaugurações em outros municípios ou mesmo em bairros. “Estamos presentes em cidades tão grandes que a gente pode escolher um bairro, com 10 mil, 20 mil domicílios, e dar ao franqueado. Mesmo em São Paulo”, disse o executivo.
Com a iniciativa, a Vivo pode somar mais de 1 milhão de domicílios cobertos com fibra, pelos franqueados, aos 15 milhões já previstos pela expansão própria da companhia, até o final de 2021. Atualmente, a Vivo segue com cerca de 10 milhões de domicílios cobertos, em 157 cidades espalhadas em todo país.
No mesmo tom, o vice-presidente de Relações Institucionais da XIS Net, Marco Carbonari, projeta que ainda neste ano ocorram inaugurações de duas novas unidades em outros municípios. Ele disse acreditar que em 2020 a empresa poderá atingir 50 cidades, com um investimentos de R$ 100 milhões, bem além dos R$ 5 milhões aplicados na experiência pioneira.
Carbonari acrescentou que os pequenos provedores não devem temer o novo projeto, mas sim participar da iniciativa, levando seus próprios clientes. Citou que a Vivo oferece o caminho aos fornecedores de equipamentos e aos preços praticados com ela mesma, a grande compradora. A remuneração da Vivo segue o valor praticado no mercado de franquia. “A gente ganha royalties, entre 8% e 12% da receita bruta”, apontou Gebara.