Vivo inaugura terceira usina solar na Bahia
A Vivo inaugura sua terceira usina solar na Bahia. Localizada no município de Malhada, a usina faz parte do modelo de geração distribuída (GD) e é a 70ª unidade da empresa em operação no país. A nova usina contribuirá com a produção de 12.348 MWh/ano, energia que será injetada na rede da Neoenergia Coelba e atenderá 140 pontos de consumo da companhia na região.
A planta de Malhada foi desenvolvida em parceria com as empresas Gera e Energea, ocupando uma área de 14,2 hectares. Esse projeto é parte da estratégia da Vivo de integrar energias solares, hídricas e biogás em sua matriz energética. Atualmente, toda a energia utilizada pela empresa vem de fontes 100% renováveis, a partir de um combinado entre a produção em geração distribuída. Com 62% da energia consumida pela empresa provém de usinas solares, 27% de fontes hídricas e 11% de biogás.
A iniciativa da Vivo se alinha às metas do grupo Telefónica, do qual faz parte, e busca reduzir o impacto ambiental da empresa, ampliando o uso de energias renováveis e implementando um plano de descarbonização com prazos desafiadores, tanto no Brasil quanto no exterior.
Expansão da GD
Desde 2018, a Vivo tem investido em geração distribuída. Com 70 usinas em operação em todo o país, a empresa já alcançou uma produção anual de 626 mil MWh. Esse volume representa cerca de 35,5% da demanda energética da companhia, que mantém 35 mil pontos de consumo ativos no território nacional.
Além dos esforços na geração de energia, a Vivo estabeleceu metas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Além das iniciativas ambientais, a empresa também está comprometida com metas sociais que buscam aumentar a diversidade dentro de sua estrutura. Até 2035, a Vivo pretende alcançar 40% de mulheres em cargos de alta liderança e 45% em posições de liderança, além de ampliar a presença de pessoas negras em sua equipe. (Com assessoria de imprensa)