Vivo anuncia parceria com Endeavor para se aproximar de startups
A Vivo anunciou, nesta sexta-feira, 24, uma parceria com a Endeavor, rede internacional de fomente a startups presente em mais de 40 países. A intenção da operadora é ampliar sua atuação junto ao ecossistema de inovação e estar mais próxima de iniciativas empreendedoras.
O acordo também prevê que Christian Gebara, presidente da Vivo, passe a fazer parte da rede de embaixadores da Endeavor – no Brasil, o grupo é composto por 50 executivos.
Em nota, a marca do Grupo Telefónica destacou que a iniciativa deve aproximar a empresa de profissionais de startups, promovendo uma interação por meio de programas de mentoria, networking em eventos e participação em processos seletivos para programas de aceleração da parceira.
“Estamos prontos para contribuir com o sucesso das startups brasileiras, renovando um compromisso que temos há mais de uma década aqui no País”, diz Gebara, em nota. “Queremos usar a força da Vivo como alavanca para essas empresas, seja compartilhando conhecimento ou realizando negócios com elas”, complementa.
Inovação
Segundo a Vivo, a parceria com a Endeavor integra o planejamento de inovação aberta da companhia. A estratégia começou em 2012, quando a Wayra, hub de inovação aberta da Vivo, começou a atuar no Brasil.
A Wayra represente aproximadamente 10% das startups investidas globalmente pelo Grupo Telefónica. Ao todo, cerca de R$ 30 milhões foram aportados em 87 empresas de inovação no País, informou a operadora.
Além disso, a empresa indica que, no ano passado, R$ 74,2 milhões foram gerados em transações entre a Vivo e as startups ligadas à Wayra, valor 8,8% superior ao do ano anterior.
Também faz parte do portfólio de inovação da operadora a subsidiária Vivo Ventures, um negócio de investimento de risco em pequenas e médias empresas (PMEs), além de startups. A unidade foi lançada com um orçamento de R$ 320 milhões para investir em startups em troca de participação. (Com assessoria de imprensa)