Vivo anuncia novos serviços de crédito

Com lançamento do parcela Pix e do antecipação do saque-aniversário do FGTS, empresa avança em sua atuação como fintech

Vivo anuncia novos serviços de crédito

Parcela Pix e antecipação do saque aniversário do FGTS são os dois novos produtos de crédito lançados pela Vivo. De acordo com a empresa, a estratégia é parte de seu posicionamento de negócios, que busca ser reconhecida como uma empresa de tecnologia e com atuação além da conectividade.

“Dentro dessa visão, a área de serviços financeiros foi uma das primeiras na qual passamos a atuar e, por isso, é uma das mais maduras tanto sob o ponto de vista de evolução do negócio quanto dos serviços, o que nos deixa confiantes para avançar com novas ofertas na área de crédito”, afirma Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech.

O parcela Pix, apresentado no app Vivo para clientes elegíveis, é uma modalidade de pagamento que permite dividir em até 12 meses compras feitas com Pix. O cliente paga as parcelas do empréstimo em uma fatura gerada no app da empresa.

Já a antecipação do saque aniversário do FGTS, também oferecida para clientes elegíveis, permite a retirada a partir de R$ 500 e antecipação do valor de até 10 anos do saldo disponível.

As duas novidades anunciadas nesta terça-feira, 16 de julho, se juntam ao serviço de empréstimo pessoal que opera desde 2020 e permite a contratação de R$ 500 a R$ 50 mil, além de ser alternativa para financiar smartphones e outros dispositivos adquiridos em lojas da empresa.

Segundo dados da empresa, o empréstimo pessoal da Vivo totalizou R$ 420 milhões em carteira no 1º trimestre de 2024, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. O serviço registra mais de 55 mil contratações de crédito e receita superior a R$ 100 milhões em 2023.

Considerando os 12 meses entre março de 2024 e março de 2023, as receitas da Vivo com serviços financeiros cresceram 29,4%, totalizando R$ 425 milhões. Além do empréstimo pessoal, o portfólio de fintech da Vivo inclui seguros para celulares e outros dispositivos, como tablets e notebooks. Atualmente, a empresa registra cerca de 500 mil smartphones segurados.

Há ainda o “compra planejada”, consórcio de smartphones lançado em parceria com a startup Klubi, que permite a compra de um aparelho em até 36 parcelas fixas, de forma planejada.

Vivo Pay

A Vivo informa que solicitou ao Banco Central do Brasil licença para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD) para poder oferecer novos serviços. Atualmente, a empresa adota o modelo de bank as a service, com parceiros que fornecem soluções para que a marca possa atuar no segmento de fintechs. A ideia, segundo a Vivo, é que os dois modelos coexistam.

Os serviços financeiros da empresa estão reunidos sob a marca Vivo Pay e a unificação do acesso aos serviços pelo app Vivo está em andamento. “O objetivo é aproveitar o potencial do aplicativo, que tem mais 22 milhões de usuários únicos e é o principal canal de interação dos clientes com a empresa”, informa a empresa. (Com assessoria de imprensa)

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Redação DMI

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