Vivendi avança com planos de controlar a Telecom Italia
A Vivendi continua a buscar formas de controlar a Telecom Italia (TIM). A companhia francesa, dona de quase 25% das ações da operadora italiana, vai propor uma reformulação do conselho de administração da Telecom Italia, tirando um assento (restariam 15). Depois, quer emplacar na presidência do conselho seu próprio CEO, o francês Arnaud de Puyfontaine, e nomear cinco executivos do board.
Mas há outros executivos na disputa. Grupo de acionistas que desejam manter o poder dos italianos da operadora estaria apoiando a escolha de Luca Montezemolo, ex-CEO da Ferrari, para ser o novo chairman do consselho da TIM, sob o argumento que essa escolha fortaleceria Flavio Cattaneo, atual CEO da operadora.
Enquanto isso, as agências reuladoras seguem investigando as atitudes da Vivendi. A empresa também possui ações da empresa de conteúdo Mediaset. Rumores apontam para intresse da francessa em fundir TIM e Mediaset, criando um grande grupo de telecomunicações e conteúdo no país da bota. A Telecom Italia controla a TIM Brasil. (Com agências internacionais)