Visiona apresenta as primeiras imagens captadas pelo satélite VCUB1
A Visiona, joint-venture entre a Embraer e a Telebras, apresentou, nesta sexta-feira, 18, as primeiras imagens coletadas pelo nanossatélite VCUB1. A empresa afirma, em nota, que a disponibilização das primeiras imagens comprova o sucesso da missão.
O satélite foi lançado em abril de 2023, a partir da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos. Equipado com uma câmera de alta resolução e um avançado sistema de comunicações, o VCUB1 pesa apenas 12 kg. Também é o primeiro satélite com software embarcado 100% desenvolvido no Brasil.
A seguir, confira imagens das cidades de Manaus e São Paulo, respectivamente.
“Os satélites desempenham papel fundamental em todo o mundo e no Brasil. O VCUB1 pode ser utilizado para questões que são centrais ao País como a proteção ambiental, a resposta a desastres naturais, o combate às queimadas ou ainda o desenvolvimento da agricultura”, afirma João Paulo Rodrigues Campos, CEO da Visiona, em nota.
A Visiona informou que, após o lançamento em 2023, o primeiro ano da vida do satélite foi dedicado ao desenvolvimento e amadurecimento do sistema. Depois disso, o trabalho foi direcionado à calibração da câmara para que as imagens pudessem ser coletadas e divulgadas.
“O domínio do software embarcado é o que nos dá liberdade para integrar ou substituir qualquer componente, concedendo total liberdade ao projeto”, diz Himilcon Carvalho, diretor de Tecnologia Espacial da Visiona. “Entramos num seleto grupo de empresas no mundo capazes de projetar integralmente satélites”, acrescenta.
Segundo a Visiona, a capacidade de captar imagens agora deve fazer parte dos próximos projetos da empresa, além de colaborar com o Programa Espacial Brasileiro.