Visa já emitiu mais de 400 milhões de tokens no Brasil
Mais de 400 milhões de tokens foram emitidos pela Visa no Brasil, entre credenciais de crédito, débito e pré-pagas. Em linha gerais, a tecnologia de tokenização gera chaves eletrônicas (tokens) que registram de forma clara e imutável as informações digitais de uma transação, além de permitir a autenticação do portador junto ao dispositivo que ele está utilizando.
De acordo com a empresa, 63% das transações online com a bandeira no país são tokenizadas. A empresa afirma que o índice de fraudes com a tecnologia é cinco vezes menor quando comparado com transações não tokenizadas.
“O crescimento na adoção da tecnologia contribui para melhorar a experiência do consumidor e aumentar a sua segurança ao transacionar online”, explica Leandro Garcia, diretor-executivo de Soluções para Pagamentos Digitais.
Click to Pay é tokenizado
A solução Click to Pay, lançada recentemente pela Visa para pagamento no e-commerce, conta com tokenização. A empresa explica que a tecnologia substitui os 16 dígitos do cartão de débito ou crédito por um token, que é um número exclusivo e individual. Cada token é único para cada dispositivo, site ou app de compras e fica armazenado em ambiente seguro pela arranjadora de pagamentos digitais. Os varejistas acessam os dados somente para a realização do pagamento e só podem armazená-lo com consentimento do consumidor.
Depois que o consumidor utiliza o Click to Pay pela primeira vez, a credencial tokenizada é vinculada ao dispositivo do portador, para autenticar que é ele de fato que está realizando a transação.
“A tokenização está cada vez mais sendo utilizada para trazer maior segurança, conversão de vendas e melhor experiência em transações online.”, finaliza Leandro.
Segundo a empresa, atualmente, 29% das transações globais processadas pela arranjadora de pagamento usam tokens. A tecnologia já poupou US$ 650 milhões em fraudes no mundo todo somente no ano passado, afirma a empresa. (Com assessoria de imprensa)