Viasat lança WiFi comunitário em SP e grande consumo de dados surpreende
Após liberada pelo Tribunal da Contas da União (TCU) para dar continuidade aos seus negócios no país, a Viasat lança oficialmente seu primeiro serviço de WiFi comunitário no bairro de Pouso Alto – região serrana com cerca de 2.400 habitantes, situada no município de Natividade da Serra, em São Paulo. A expectativa da operadora, até o final de 2019, será atender 20 comunidades no interior paulista e implantar o serviço na região Nordeste.
O programa em Pouso Alto, que leva conectividade em banda larga via satélite com velocidade de até 25 Mbps, será gratuito nos dois meses iniciais. “Como cada comunidade apresenta características específicas, esse período servirá para fazer os ajustes necessários de forma a atender com qualidade a demanda da região”, explica Kevin Harkenrider, vice-presidente da Viasat.
Segundo ele, por enquanto, ainda não foram definidas as modalidades de pagamento do usuário pelo serviço, que poderá ser por pacote de dados ou tempo de uso. O preço, ainda em estudo, deverá variar de R$ 2 a R$ 3.
Consta dos planos da operadora lançar o serviço de banda larga residencial até o final do ano, no mesmo modelo adotado nos Estados Unidos.
Nordeste: a próxima parada
Para a instalação e manutenção da infraestrutura do serviço WiFi comunitário nos 20 pontos de teste no estado de São Paulo, a Viasat está trabalhando em parceria com a Visiontec, anunciada no início de junho. Na região Nordeste, a operadora norte-americana estabelecerá novas parcerias com fornecedores locais, que ainda não foram definidas, segundo Harkenrider.
O Brasil é o segundo país a receber o serviço de hotspots de WiFi Comunitário da Viasat, que foi lançado em 2018, no México. Atualmente, 1,5 milhão de mexicanos estão usufruindo das facilidades da internet na sua comunicação do dia a dia.
Movimento intenso na padaria
O bairro de Pouso Alto é uma das opções de paradas na serra para quem vai para Caraguatatuba e outras cidades próximas, no litoral. Considerado o estabelecimento mais movimentado da região, a padaria Dú, situada bem em frente a uma escola, foi o lugar escolhido pela Viasat para instalar sua antena. Nesse bairro os alunos costumam estudar até o 3º ano do Ensino médio.
O que mais surpreendeu a equipe da Viasat com a experiência, até o momento, foi o volume de downloadings realizado pela comunidade, desde a implantação do serviço, no último dia 3 de julho. No quinto dia de operação do sistema, o consumo já ultrapassava a faixa de 100 GB, o que representa um uso médio diário de aproximadamente 15 GB a 20 GB. “Trata-se de um consumo alto, que superou nossas expectativas”, afirma Lisa Scalpone, VP e gerente geral da Visat do Brasil.
De fato o movimento intensificou, após a instalação da antena oferecendo serviço gratuito de internet, confirma Marco Aurélio de Souza, proprietário da padaria: “A rotina já começa a mudar com a internet de alta velocidade. Agora é possível ter acesso às contas bancárias, falar com parentes distantes, usar o WhatsApp e Facebook. Há até usuários interessados em colocar o serviço em suas residências”, explica.
A região costuma ser atendida com soluções de acesso a banda larga dos provedores HughesNet, via satélite, e Niponet, via radio. Os serviços de telefonia móvel não são dos melhores, devido à topografia da região. Para se ter uma ideia, o sinal da TIM não pega e as demais operadoras só oferecem acesso 3G.
Satélite SGDC-1
O serviço de WiFi Comunitário fará uso do satélite SGDC-1, de propriedade da Telebras, que opera na banda Ka (de espectro de 18/28 GHz). Em fevereiro de 2018, a Viasat firmou um acordo com a Telebras para utilização comercial do satélite, servindo iniciativas como o WiFi Comunitário, internet residencial e comercial, e conectividade a bordo da Viasat. A parceria com a Telebras também inclui atender escolas públicas, unidades de saúde e outros serviços públicos sob a iniciativa do Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A finalidade da Viasat com os hotspots de WiFi comunitário é fornecer conectividade de banda larga via satélite de custo acessível e alta velocidade para pessoas e lugares onde a conexão com a internet é lenta ou inexistente.
O serviço é escalável, pode ser implementado com o mínimo de investimento em infraestrutura local e oferecer internet com boa relação custo-benefício.
O sistema permite que moradores de uma comunidade se conectem à sua rede de internet por meio de um fornecedor de WiFi local. As instalações mais frequentes são realizadas em parceria com negócios locais situados em regiões centrais da comunidade.