Verizon contrata Ericsson para construir redes 5G nos EUA
A Verizon, maior operadora móvel dos Estados Unidos, contratou a Ericsson para entregar redes móveis de quinta geração já em 2018. A infraestrutura será ativada em algumas cidades do país na segunda metade do ano. O acordo prevê construção de núcleo de rede, da rede móvel e rede de transporte.
Vale lembrar que, embora Verizon e Ericsson digam se tratar de investimento em redes 5G, esta tecnologia ainda não foi padronizada – algo que só deve acontecer no final de 2019. A instalação usará equipamentos que provavelmente farão parte do padrão final, ou que poderão ser adaptados, explicam as empresas, em nota à imprensa.
As duas já vinham testando equipamentos pré-5G, usando ondas milimétricas (acima de 28 GHz). Segundo a Verizon, o bom desempenho dos testes acelerou o investimento. A operadora afirma que a tecnologia será usada em áreas chave, como na transmissão de vídeo de altíssima definição, de conteúdo em realidade aumentada ou virtual e de computação em nuvem conectada. O valor do contrato não foi revelado. (Com assessoria de imprensa)