Vendas do varejo aumentaram 3% em dezembro

As vendas do varejo cresceram devido a um Natal mais favorável para o setor e, também, pelo calendário incluir mais uma sexta-feira ao mês, diz pesquisa da Cielo.
Vendas do varejo aumentaram 3% em dezembro- Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

As vendas do varejo apresentaram crescimento de 3% em dezembro, comparadas com o mesmo período do ano passado, diante de um Natal mais forte para o setor, conforme pesquisa realizada pela Cielo, empresa de meios de pagamento, e divulgada nesta segunda-feira, 17.

Dezembro foi o segundo mês consecutivo de resultados favoráveis no varejo, segundo registrou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), devido as festividade de natal e de final de ano e também por questões de calendário que incluiu mais uma sexta-feira no mês.

O ICVA é apurado junto a 1,3 milhão de varejistas do país credenciados pela Cielo e distribuídos por 18 setores.

A Cielo já havia divulgado no final de dezembro que a vendas do varejo no Natal avançaram 11,1% em comparação anual, com impulso do varejo online.

“Avaliando o comportamento do varejo em 2021, houve um crescimento de 0,8%, embora ainda estejamos em um patamar de vendas 13,3% abaixo do observado em 2019”, diz Pedro Lippi, head de inteligência da Cielo, em comunicado. O setor de serviços registrou o maior avanço no ano, de 6,8%.

Após dois meses consecutivos de queda, as vendas no varejo só vieram a ficar estáveis (-0,1%) na passagem de setembro para outubro. Com esse resultado, o varejo alcançou 6,4% abaixo do patamar recorde, registrado em outubro de 2020. Tanto no ano quanto em 12 meses, o setor acumula ganho de 2,6%, conforme dados da Pesquisa Nacional de Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto brasileiro de Pesquisa (IBGE).

(Com Reuters)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1900