Veja os vencedores do Prêmio ABDI Anatel de redes privativas

A edição destacou 12 casos de uso nas categorias Agro; Indústria; Utilities/Mineração, Óleo e Gás, Saúde, Educação, Pesquisa e Logística.
Troféus do Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas 2024 | Fotos: João Miguel/ABDI
Troféus do Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas 2024 | Fotos: João Miguel/ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram na manhã desta terça-feira, 12, a entrega do Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas 2024, na sede da autarquia, em Brasília. A edição destacou 12 casos de uso nas categorias Agro; Indústria; Utilities/Mineração, Óleo e Gás, Saúde, Educação, Pesquisa e Logística.

O prêmio visa divulgar e incentivar iniciativas tecnológicas que impulsionam a economia brasileira por meio da conectividade. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou que “a ideia dessa premiação foi tentar reduzir essa distância e demonstrar para todas as diferentes áreas […], por meio de bons projetos, por meio de boas iniciativas, todo o potencial que a tecnologia pode trazer”. 

O chefe de gabinete da ABDI, Leandro Cerqueira, acrescentou que “não é possível pensar a indústria brasileira fazendo saltos maiores sem um ambiente de conectividade apropriado, que permita que o Brasil possa disputar a competição tão acirrada em nível global como nós temos hoje, no mundo, onde a tecnologia, cada vez mais, é um fator determinante para o sucesso da indústria”. 

Veja a lista de vencedores do prêmio Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas:

I.Rede Privativa – Agro

Projetos:

  • Nova Era da Conectividade no Brasil: Projeto da ISPS do Brasil (Tá Telecom) em parceria com Rolin Net / Sim Telecom / Baicells / G&D / IMSI e IXC Soft.
  • Fazenda Conectada Agromobility: Da Agromobility Tecnologia, em parceria com Baicells / Telesys / Intelbras / Cambium e KHOMP.
  • Conecta Matsutti: Projeto da Datora/Arquia em parceria com Solis Tower Telecom do Brasil / Nokia / ZTE.

II.Rede Privativa – Indústria

Projetos

  • Rede Privativa 5G – Indústria 4.0 da Nestlé: Em parceria com Claro/Embratel e Ericsson.
  • Rede 5G Bio Manguinhos: Projeto da Bio-Manguinhos/Fiocruz, desenvolvido em parceria com a Nokia.
  • 5G5M – Conectividade em 5 minutos: Do Senai/São Paulo em parceria com a Nokia.

III. Rede Privativa – Utilities / Mineração / Óleo e Gás

Projetos:

  • Ferbasa Private LTE: Rede Privativa da empresa COM3 com tecnologia 4G.
  • LTE em 250 MHz em São Leopoldo: Rede Privativa da CPFL Energia com tecnologia 4G.
  • Comunicação Móvel em Planta Industrial: Rede Privativa instalada na Hughes do Brasil com tecnologia 4G.

IV.Rede Privativa – Saúde, Educação, Pesquisa e Logística

Projetos:

  • Porto de Suape – Controle do Pátio de Veículos: Projeto da Claro/Embratel em parceria com o Porto de Suape (Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros) e Nokia.
  • Rede 5G Privativa para Produção Audiovisual da Globo: Utilizada para o Big Brother Brasil 2023, com controle e transmissão de vídeo de câmeras robóticas PTZ e Push-to-Video, em parceria com Claro/Embratel, Ericsson e Huawei.
  • Rede Privativa de Gamificação para Ecoturismo da Indulge Me: Em parceria com a Claro Brasil e Ericsson.

Com informações da Anatel e ABDI*

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111