Veja os riscos do crédito consignado. MP amplia o teto e o público
O Plenário aprovou ontem, (7) a MP 1.106/2022, que libera o crédito consignado para quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC), Renda Mensal Vitalícia (RMC) e Auxílio Brasil. Veja aqui os riscos do crédito consignado, conforme o site guia dos bancos responsáveis. A medida aumenta de 35% para 40% a margem para empréstimo de empregados com carteira assinada, servidores públicos ativos e inativos, pensionistas, militares e empregados públicos. Os aposentados do INSS contarão com um limite de 45%, o mesmo de quem recebe o BPC ou Renda Mensal. O texto segue para a sanção presidencial.
Veja aqui os riscos do crédito consignado:
O crédito consignado é um empréstimo em que as prestações são descontadas diretamente do salário ou do benefício de quem faz a contratação, comprometendo até 45% da renda, antes mesmo do dinheiro chegar à conta do beneficiário. O resultado? Facilidade para realizar empréstimos e muita dificuldade para pagar as parcelas ao longo dos anos. A média de tempo para pagar o empréstimo é de CINCO a SETE anos.
Conforme o INSS, 40,5 milhões de aposentados e pensionistas contrataram o empréstimo consignado em 2021. E os juros aumentaram, o que significa que o empréstimo consignado também vai ficar mais caro.
O que os bancos não podem fazer:
Os bancos estão proibidos de fazer qualquer atividade de marketing ativo, oferta comercial, proposta e publicidade para novos aposentados e pensionistas antes dos 180 dias da data da concessão do benefício. A proibição vale para telefonemas ou quaisquer outras formas de propaganda.
Benefício bloqueado por 90 dias
Novos aposentados e pensionistas do INSS que quiserem pedir crédito consignado (com desconto direto no benefício) terão de desbloquear os débitos em conta antes de contratar o empréstimo. Além disso, a operação só poderá ser concluída 90 dias após a concessão do benefício.
E quem acabou de aposentar e já recebe inúmeras ligações com oferta de crédito fácil? O que fazer?
1) Preserve seus dados
O INSS não faz parcerias com bancos para compartilhar informações e dados dos beneficiários. Por isso, nunca forneça o número do seu benefício e nem confirme dados por telefone, mesmo que a pessoa se apresente como funcionário ou representante do banco. Procure a sua agência bancária ou agência da Previdência Social para se certificar de que está tudo em ordem.
2) Reclame
Se continuarem a incomodar, com ligação, email, mensagem pelo fone ou whatsapp, ligue para:
Ouvidoria do INSS, para o bloqueio imediato do desconto ou contato com a instituição financeira para solução do problema e, se for o caso, devolução dos valores. Também é possível registrar reclamação pelo telefone 145, do Banco Central ou no portal consumidor.gov.br.
Contatos:
https://www.gov.br/economia/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria/elementos/inicio/noticias/nova-ouvidoria-do-inss-1
https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1657289446080