V.tal entra no mercado de infraestrutura para redes móveis

A V.tal passou a comercializar soluções para conectividade móvel "ao nível da rua", o chamado SLS, e dentro de edifícios, ou IBS. Já tem contrato em estádio e pilotos com operadoras.

A operadora de redes de atacado V.tal vai competir pelo mercado de infraestrutura passiva para redes móveis. A empresa vai comercializar produtos do tipo “street level solutions” (SLS) e “in-building solutions” (IBS). Ou seja, vai negociar a utilização no atacado a instalação de estações móveis em mobiliário urbano, em postes próprios e dentro de edificações nos quais tem presença garantida.

O objetivo, informa, é vender a infraestrutura passiva necessária à cobertura 4G e 5G em ambientes outdoor e indoor. As soluções contemplam, infraestrutura, fibra e sistema radiante em ambientes internos como shoppings, estádios, hotéis, aeroportos e condomínios residenciais e corporativos.

Felipe Campos, V.tal (Foto: Divulgação)

“Existe um gap de cobertura e capacidade em ambientes indoor e outdoor assim como um mercado promissor de crescimento dessas soluções em função do aumento do consumo de dados, da expansão do 5G e do surgimento de novas tecnologias”, avalia Felipe Campos, vice-presidente de Negócios da V.tal (foto acima).

Este gap é o que motiva o movimento da empresa. “A V.tal, como plataforma digital, tem vantagens competitivas para atender esse segmento como capilaridade e know-how na construção de fibra, postes e prédios espalhados em áreas estratégicas do país, assim como no gerenciamento da rede que é a maior do Brasil. Com isso, podemos oferecer uma proposta de valor mais eficiente tanto para as operadoras quanto para as venues, principais atores da cadeia de valor desse setor”, acrescenta o executivo.

A V.tal já possui projetos-pilotos das soluções para redes móveis em andamento. Segundo informa, são projetos realizados com operadoras do país para instalação de soluções de SLS utilizando o mobiliário urbano. O objetivo é atender a expansão de capacidade e cobertura 4G e 5G, especialmente em regiões com alta demanda de sinal pelos usuários finais.

Em ambiente indoor, a empresa firmou contratos relevantes com venues de diferentes setores, sendo um deles com o Athletico Paranaense, conforme revela o diretor de Operações do clube, Fernando Volpato. “O Athletico Paranaense firmou parceria com a V.tal para fornecimento de infraestrutura de suporte de telefonia móvel 4G e 5G na Ligga Arena. Com a implantação da tecnologia, o clube poderá oferecer melhor experiência em conectividade nas áreas internas e externas do estádio para um público de até 50 mil pessoas”.

Para estas primeiras soluções implementadas de DAS e SLS, as Estações Rádio Base são das próprias operadoras. Para o caso do sistema SLS, as antenas, fibra e solução de infra são da V.tal. Nos casos de atendimento Indoor, a empresa fornecerá solução de cobertura para os empreendimentos em diversas topologias. Por enquanto, a companhia não revela os fornecedores parceiros.

A V.tal possui 22 milhões de casas passadas, disponíveis para o provimento de FTTH (Fiber To The Home), 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos, além de data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia. É resultado da fusão de Globenet que a infraestrutura óptica que era da Oi, e é controlada pelos fundos de investimentos do BTG Pactual, GIC e CPP Investments. (Com assessoria de imprensa)

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Da Redação

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