UIT define padrão para TV HDR

Tecnologia permite correção de imagem por meio de software, com objetivo de aumentar realismo e fidelidade de cores nos aparelhos de TV.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), braço da ONU para o setor, anunciou nesta terça-feira, 05, ter concluído um padrão mundial de TV HDR. Este padrão de transmissão digital traz imagens mais realistas graças à maior fidelidade de cor, e deve ser empregado em aparelhos de alta e ultra-definição (HD, 4K ou 8K). As características técnicas constam da recomendação BT.2100, e complementam padrão aprovado ano passado (BT.2020).

Grosso modo, o padrão estabelece o possível uso de algoritmos para melhoria da imagem conforme a variação de luz que incide sobre as telas dos aparelhos de TV. Orienta como as fabricantes podem criar televisores com correção de imagem capas de realçar o realismo das cenas. Estabelece duas opções para o funcionamento do sistema HDR: Perceptual Quantization (PQ) e Hybrid Log-Gamma (HLG), ambos capazes de lidar com grandes variações de contraste e brilho.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122