UE anuncia centros para desenvolvimento de semicondutores

Bloco vai apoiar laboratórios em vários países para disseminar o conhecimento técnico sobre chips; PMEs e startups devem ser os principais beneficiados
UE anuncia apoio a 27 centros de desenvolvimento de semicondutores
UE vai apoiar centros de desenvolvimento de semicondutores em vários países (crédito: Freepik)

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), anunciou, nesta sexta-feira, 8, a seleção de 27 laboratórios de desenvolvimento de semicondutores, com o objetivo de disseminar o conhecimento técnico sobre chips e as capacidades relacionadas à área. Os Centros de Competências em Chips ficam em 24 países-membros, além da Noruega.

A iniciativa será financiada pela UE e por contribuições nacionais. A primeira onda de investimentos prevê o aporte de pelo menos 170 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,04 bilhão). A comissão informou que um segundo chamado será lançado a partir de 2025. A ideia é que todos os 27 países que compõem o bloco participem, assim como Noruega e Islândia.

Na prática, os centros devem fornecer recursos para que as empresas desenvolvam soluções de semicondutores, incluindo apoio, treinamento e acesso a grandes instalações de infraestruturas estabelecidas sob a Lei Europeia de Chips. Os principais beneficiados devem ser negócios de pequeno e médio portes, além de startups.

A ideia é que cada centro apoiado pela iniciativa se especialize em uma ou mais áreas tecnológicas essenciais.

“Esta abordagem direcionada garante o investimento a longo prazo em conhecimentos especializados localizados, assegurando um foco sustentado na inovação e no crescimento”, diz a Comissão Europeia, em nota. “Estes centros deverão desempenhar um papel fundamental no fortalecimento do ecossistema europeu de inovação em semicondutores”, acrescenta.

O projeto ainda inclui a criação de uma rede para que todos os centros de competência atuem em complementariedade, com o objetivo de apoiar a indústria europeia de semicondutores.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111