TV por assinatura tem leve queda de acessos em outubro de 2021
Outubro de 2021 registrou 16,7 milhões de acessos de TV por assinatura, segundo levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O total é levemente menor do que o que o órgão regulador obteve no mês anterior. Em setembro, foram 16,8 milhões.
O estudo é feito mensalmente pela Anatel a partir do total de contratos de telecomunicações (banda larga fixa + telefonia móvel + telefonia fixa + TV por assinatura). Os dados são fornecidos à Anatel pelas próprias prestadoras. O resultado está disponível no portal da agência reguladora.
Também é medida a densidade, que representa o número de acessos dividido por 100 domicílios. Em outubro, esse número foi 23,6. No mês anterior, a densidade era 23,8.
Segundo o relatório da Anatel, o Distrito Federal supera todos os Estados em densidade e acessos de TV por assinatura. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, nesta ordem, vêm na sequência.
Tecnologia e mercado
O satélite se mantém como a tecnologia mais usada para TVs por assinatura. A ferramenta teve, em outubro, 58,8% dos acessos totais. O uso por cabo coaxial registrou 33,3%, e por fibra, 7,9%. No mês anterior, essas porcentagens foram, respectivamente, 58,6%, 33,4% e 7,9%.
A Claro mantém a preferência do consumidor. Tem 42,2% do market share em TV paga, mesma marca que obtinha em setembro.
A Sky/AT&T, segunda colocada, cresceu um pouco. Sua participação na fatia passou de 28,3% para 28,5%.
Oi teve leve queda, de 20,3% para 20,2%. Vivo ficou nos mesmos 6,8% que registrava em setembro.
Em número de acessos, a Claro mostrou queda expressiva. Veio de 7,11 milhões, em setembro, e conseguiu 7,04 milhões no mês seguinte.
Já a Sky / AT&T registrou leve crescimento, de 4,75 milhões de acessos para 4,76 milhões. A Oi melhorou bastante: de 3,41 milhões para 3,67 milhões
A Vivo, quarta colocada, teve queda de 1,14 milhão para 1,13 milhão.