Em movimento fora da curva, TV paga via satélite cresce
A conexão de TV paga via satélite (DTH) continua a ganhar espaço em detrimento do cabo coaxial, apontam dados da Anatel. O número de acessos por satélites chegou a 58,6% em setembro de 2021, enquanto em setembro de 2020 era de 49,8%. Já o cabo perdeu acessos em uma porcentagem similar, desceu dos 43% de 202o para 33,4% em 2021.
No geral, a TV por assinatura somou 16,8 milhões de acessos no nono mês de 2021, um aumento de 11,4% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados indicam uma quebra na redução de clientes de TVs por assinaturas registradas entre 2020 e 2021. Nesse contexto, a Oi foi a companhia que conseguiu a maior expansão de acessos no segmento, com variação de 112%. A Unifique também conseguiu obter crescimento acima dos 100%
Empresa | Acessos set 2021 | Acessos set 2020 | Variação |
CLARO | 7.115.537 | 7.173.763 | -0,81% |
SKY | 4.759.998 | 4.656.393 | 2,23% |
OI | 3.415.830 | 1.608.743 | 112,33% |
VIVO | 1.146.575 | 1.257.776 | -8,84% |
BRISANET | 40.104 | 83.743 | -52,11% |
TECNOSERVE | 35.991 | – | – |
NOSSATV | 33.987 | 35.884 | -5,29% |
CABO | 27.699 | 34.383 | -19,44% |
OPCAONET | 24.076 | – | – |
UNIFIQUE | 18.907 | 9.207 | 105,35% |
No entanto, a Oi ainda está em terceiro lugar no market share, atrás da Claro e da Sky. A primeira, apesar da ligeira queda, continua a dominar boa parte do mercado de TVs por assinaturas, com 42,3%. O número é impulsionado pela dominância da operadora na tecnologia cabo coaxial.
Já a Sky detém 28,3% do mercado. A companhia conta com a maior parte dos acessos via satélite, 42,8%. Ainda assim, perdeu espaço na tecnologia entre 2020 e 2021, uma vez que no ano anterior seu market share era de 61,8%. A Oi, por outro lado, ampliou sua presença em satélites, passando a ocupar 33,7% desse mercado. A Claro também ampliou em três pontos percentuais seu market share na tecnologia, chegando a 15,3%.
Na fibra, a Vivo permanece na primeira colocação, mantendo grande diferença em relação aos outros competidores. A operadora detém 68,8% do mercado. A Oi e Brisanet ficam nas seguintes posições, com 7,1% e 6,6% respectivamente.