TV paga perdeu 89,6 mil assinantes em fevereiro
A base de TV por assinatura no Brasil encolheu mais uma vez em fevereiro, na comparação com janeiro. Conforme os dados divulgados pela Anatel, as empresas do setor desligaram 89,6 mil acessos no mês. Com isso, há no país 17,3 milhões de clientes de TV paga, 0,51% menos que no mês anterior.
A Claro/Net foi a que mais desligou: realizou 80,5 mil desconexões. A Telefônica veio em seguida, com 18,2 mil. Já a Sky registrou salto negativo em 12,7 mil em fevereiro, frente janeiro. A Oi, que cresceu no segmento no ano passado, amargou 2,45 mil cancelamentos.
As empresas regionais, por sua vez, reportaram ganho de 26,85 mil novos clientes, sendo o único grupo a crescer, pelos dados da agência.
Em termos de participação de mercado, a Claro/Net continua líder isolada, com 48,54% do mercado. A Sky é a segunda, com 30,32%. A Oi tem 9,2%, enquanto a Vivo ficou com 8,84%. As operadoras regionais tinham, em fevereiro, 2,12% do mercado.
Fevereiro 19 vs. fevereiro 18
Na comparação anual, as TV paga brasileira encolheu 3%, em 620 mil assinantes. A maior parte saiu da Claro/Net, que desligou 557,8 mil clientes. Oi e o conjunto das pequenas operadoras regionais cresceram no período.
Empresas | 2018-02 | 2019-02 | Diferença Ano | Variação |
ALGAR (CTBC TELECOM) | 97923 | 79869 | -18.054 | -18% |
CABO | 51928 | 44128 | -7.800 | -15% |
NOSSATV | 124384 | 45496 | -78.888 | -63% |
OI | 1524231 | 1598519 | 74.288 | 5% |
Outras | 328476 | 369470 | 40.994 | 12% |
SKY/AT&T | 5290574 | 5267234 | -23.340 | 0% |
TELECOM AMERICAS | 8989513 | 8431655 | -557.858 | -6% |
TELEFÔNICA | 1584778 | 1534941 | -49.837 | -3% |
Total Geral | 17991807 | 17371312 | -620.495 | -3% |