TV paga encolhe em julho

Empresa do pastor evangélico RR Soares desliga mais da metade de seus assinantes em apenas um mês.

A Anatel divulgou hoje (5) dados sobre o desempenho da TV paga em julho. O segmento encolheu 0,51% em relação a junho. Significa desligamento de 91 mil assinantes em apenas 30 dias. Com isso, havia no país ao final daquele mês 17,8 milhões assinantes de TV.

Duas empresas concentraram a maior parte das perdas de usuários. A que mais desligou clientes foi a Nossa TV, do pastor evangélico RR Soares. A empresa perdeu nada menos que 60% da base em apenas um mês, conforme os dados repassados à Anatel. Foram 74,3 mil desconexões, restando 48,4 mil assinantes na carteira.

De acordo com a empresa, a redução do número de clientes é devido ao aumento da inadimplência, do desinteresse pelo serviço de TV por assinatura e por mudanças nas regras internas de desligamento de assinantes.

A outra empresa que mais cancelou acessos foi a Claro Brasil (Claro, Net, Embratel). Foram 25,7 mil acessos a menos no mês, retração de 0,29% de sua base de assinantes. Apesar dos desligamentos, a operadora continua a deter a liderança do segmento. Terminou julho com market share de 50%.

A Sky, segunda colocada em participação do mercado, com fatia de 29,19%, ganhou 4,2 mil clientes (+0,08%). A Vivo, terceira colocada, com share de 9%, ganhou cerca de 1 mil usuários (+0,11%). Enquanto a Oi continua a ser a líder em adições, com 9,15 mil novos assinantes no mês (+0,59%), e participação de mercado de 8,78%.

Operadoras 2018-06 2018-07 Saldo mês Variação mês %
ALGAR (CTBC TELECOM) 93.888 91.098 -2.790 -2,97%
CABO 50.053 49.191 -862 -1,72%
NOSSATV 122.736 48.422 -74.314 -60,55%
OI 1.556.898 1.566.050 9.152 0,59%
Outras 335.297 332.791 -2.506 -0,75%
SKY/AT&T 5.199.903 5.204.140 4.237 0,08%
TELECOM AMERICAS 8.946.641 8.920.918 -25.723 -0,29%
TELEFÔNICA 1.614.248 1.615.965 1.717 0,11%
Total Geral 17.919.664 17.828.575 -91.089 -0,51%
Fonte:Anatel

Comparação anual

Nos últimos 12 meses o encolhimento do mercado de TV paga fica mais evidente. O setor perdeu 625 mil acessos, um encolhimento de 3,39%. A Oi se destaca no ano, com adição de 135 mil novos clientes a sua base. Sky e Claro Brasil perderam mais de 4% de seus clientes (241 mil e 417 mil, respectivamente). A vivo desligou 27,8 mil assinaturas (-1,69%). Em termos de participação de mercado, pouco mudou ao longo do último ano.

Operadoras 2017-07 2018-07 Saldo ano Variação % ano
ALGAR (CTBC TELECOM) 98.679 91.098 -7.581 -7,68%
CABO 52.502 49.191 -3.311 -6,31%
NOSSATV 126.504 48.422 -78.082 -61,72%
OI 1.431.029 1.566.050 135.021 9,44%
Outras 317.242 332.791 15.549 4,90%
SKY/AT&T 5.445.501 5.204.140 -241.361 -4,43%
TELECOM AMERICAS 9.338.264 8.920.918 -417.346 -4,47%
TELEFÔNICA 1.643.823 1.615.965 -27.858 -1,69%
Total Geral 18.453.544 17.828.575 -624.969 -3,39%
Fonte:Anatel
Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032