Trump escolhe assessores contrários à neutralidade de rede
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu dois executivos contrários à neutralidade de rede para assessorá-lo nas questões sobre telecomunicações durante a transição do governo Barack Obama. Jeff Eisenach era lobista da Verizon no Congresso, enquanto Mark Jamison, professor da Universidade da Flórida, foi lobista para a Sprint. Ambos criticaram as políticas da Federal Communications Commission (FCC) de adotar critérios para regular a neutralidade de rede no país.
Ambos vão aconselhar Trump sobre qual equipe montar para ocupar a FCC a partir de janeiro, quando o novo presidente do país poderá alterar sua composição. O atual chairman da FCC, Tom Wheeler, ligado ao partido Democrata, já confirmou que deixará o cargo.
Os assessores são uma boa notícia principalmente para a AT&T, que recentemente propôs uma fusão com a TimeWarner. Segundo veículos da imprensa norte-americana, ambos defendem a consolidação no setor de telecounicações e vêm com bons olhos o crescimento por aquisição de operadoras, inclusive adquirindo grupos de mídia. Eisenach defendeu publicamente, no passado, a fusão naufragada em 2013 entre Comcast e TimeWarner, e a tentativa da AT&T em comprar a T-Mobile, em 2011. (Com agências internacionais)