TIM vai expandir rede 5G por 15 estados com soluções da Nokia

Fabricante finlandesa fornecerá equipamentos de RAN para a operadora a partir de janeiro de 2025; portfólio promete ganhos de eficiência energética e reforço de capacidade
Nokia vai expandir rede 5G da TIM por 15 estados do Brasil
Nokia será fornecedora de RAN 5G da TIM (crédito: Divulgação/Nokia)

A Nokia anunciou, nesta segunda-feira, 19, que foi escolhida pela TIM Brasil como parceira de um projeto de expansão da cobertura 5G da operadora. A fabricante finlandesa fornecerá equipamentos de rede de acesso via rádio (RAN) para ampliar a rede da TIM por 15 estados a partir de janeiro de 2025.

Conforme o acordo, a Nokia fornecerá soluções do seu portfólio AirScale 5G, incluindo produtos de baseband, rádios Massive MIMO e Remote Radio Head. Todos os equipamentos usam a tecnologia ReefShark System-on-Chip, que gera ganhos de eficiência energética e permite que os dispositivos atuem juntos para entregar capacidades mais potentes.

“Essa parceria aumentará o número de municípios com acesso ao 5G, trazendo os benefícios de uma conectividade segura e de ultra-alta velocidade para uma população mais ampla”, diz a Nokia, em nota. “A expansão também permitirá que empresas nessas regiões digitalizem suas operações, promovendo a inovação e impulsionando o crescimento econômico”, acrescenta.

O acordo também prevê que a TIM utilize o sistema de gerenciamento inteligente de redes MantaRay, da Nokia, o qual conta com um sistema de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o monitoramento da rede móvel. Além disso, a Nokia fornecerá serviços à TIM, como implantação e integração digital, otimização de rede e suporte técnico.

Reestruturação de fornecedores

No fim de julho, em conferência com analistas sobre os resultados do segundo trimestre seguida de entrevista coletiva com a imprensa, a TIM afirmou que estava reestruturando a sua cadeia de fornecedores de redes 5G, indicando que passaria a usar tecnologias da Nokia e da Huawei em sua infraestrutura.

Na ocasião, Marco Di Costanzo, CTO da operadora, disse que a decisão trazia ganhos econômicos à tele. Agora, com o contrato fechado com a Nokia, afirma que o acordo “beneficiará indústrias e consumidores com novos serviços, solidificando a posição da TIM como líder do 5G no Brasil com base no número de sites”.

Em comunicado, Tommi Uitto, presidente de Redes Móveis da Nokia, diz que a empresa fornecerá “soluções de rádio de classe mundial e eficientes em termos de energia” para apoiar a expansão da rede 5G da parceira. “Esta colaboração demonstra nosso compromisso em fornecer tecnologia de ponta que capacita a TIM a oferecer a conectividade 5G mais rápida e confiável para seus clientes”, destacou Uitto.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11019