Segundo o diretor Paulo Humberto Gouvea, a operadora manterá os investimentos, para avançar para as áreas rurais, enquanto os provedores regionais de banda larga irão passar por processos de consolidação, após o 5G
Atila Xavier e Paulo Humberto Gouvea, da TIM – Tele.Sintese
Na consolidação do mercado de telecomunicações, após 5G, quem vai manter investimento são as grandes operadoras. A frase é de Paulo Humberto Gouvea, diretor de soluções corporativas da TIM, dita ao Tele.Síntese durante sua participação no evento SciBiz – Science Meets Business, nesta quinta, 24, na Universidade de São Paulo.
O executivo se referiu ao fato de representantes de pequenas operadoras e institutos ligados ao agronegócio costumarem dizer que as grandes teles não chegarão a áreas remotas por falta de interesse comercial.
” A TIM tem mais de 4 bilhões [ de reais ] para investir todo ano, com o compromisso de investir 13 bilhões nos próximos três anos, e este investimento é perene. A empresa investe desde a época da privatização e vai continuar investindo”, falou Gouvea. Ele disse que as pequenas operadoras “têm papel muito importante para chegar nas áreas remotas”, mas que chegam lá com estrutura das grandes.
Alunos
O painel teve o 5G como tema central. Foi voltado a todos os interessados no segmento, mas em especial a alunos da universidade, e teve também a presença de Átila Xavier, diretor de arquitetura e inovação tecnológica da TIM. Questionado sobre a chegada do 5G ao mercado brasileiro, o diretor da TIM disse que a operadora já tem 5% dos aparelhos com 5G, prontos para funcionar, nas mãos de usuários. Mas não especificou quanto desse percentual representaria aparelhos com o 5G “puro”, ou seja, sem ser o 5G DSS, que é comercializado desde o ano passado.
Instituto TIM e educação
O Instituto TIM tem várias iniciativas de apoio à educação. Entre eles, o TIM TEC, uma plataforma que oferece cursos livres e gratuitos em software aberto com direcionamento à educação profissional e relacionados às TICs – tecnologias de informação e comunicação. Também há capacitações sobre o tema para professores da educação básica.
Entre os números já alcançados pela plataforma estão 33 cursos gratuitos disponíveis; lançamento de cursos sobre tecnologia, agricultura e alimentos em 2021 e, em 2020, durante a pandemia, mais de 100 mil brasileiros usaram a plataforma.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies. De acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.