TIM participará de leilão 5G na Itália

Além da dona da TIM Brasil, participam da disputa Vodafone, Iliad, Wind, e provedores de banda larga fixa.

A TIM (Telecom Italia), dona da TIM Brasil, confirmou hoje (10) sua intenção de participar do leilão de frequências para uso em redes móveis de quinta geração (5G). O governo italiano já havia divulgado o nome das empresas inscritas na última sexta-feira (7).

Além da TIM, que é a maior operadora móvel do país, devem apresentar lances a Vodafone Italia, a Iliad Italia e a Wind Tre. Duas provedoras de banda larga fixa, Linkem e Open Fiber, também se cadastraram.

Estarão em disputa faixas de espectro de 649MHz a 790MHz; 3,6GHz a 3,8GHz; e 26,5GHz a 27,5GHz. O certame acontece no final do mês e deve movimentar € 2,5 bilhões. A alocação das bandas, no entanto, deve terminar apenas em 2022.

O leilão prevê regras especiais para entrantes. Segundo o governo da Itália, a francesa Iliad, que iniciou operações em março no país da bota, deve concorrer pela faixa de 700 MHz. (Com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111