TIM liga rede 5G em San Marino, na Europa

Operadora usa tecnologia da Nokia para cobrir 99% do território do enclave.

A operadora italiana TIM (Telecom Italia, dona da TIM Brasil) anunciou hoje, 17, a ativação da rede 5G em San Marino. O pequeno país europeu teve 99% de seu território coberto por oito torres que operam na frequência de 3,5 GHz. Também foram instalados equipamentos de 26 GHz. Em todos os casos, há uso de equipamentos com “massive MIMO”, tecnologia de uso de múltiplas antenas simultaneamente.

A rede é baseada nas especificações da versão 15 (release 15) da padronização estabelecida pelo 3GPP. Os equipamentos, software e serviços foram entregues pela finlandesa Nokia. Segundo as empresas, San Marino é vista como um laboratório vivo, onde novos produtos serão testados antes de serem levados a outros mercados, como a Itália, da TIM.

Na Itália, aliás, a TIM já comprou espectro nas faixas de 700 MHz, 3,7 GHz e 26 GHz. Tudo será dedicado à 5G localmente. Pelas frequências, desembolsou € 2,4 bilhões em outubro.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122